/

Dor no Umbigo na Gravidez. O quê pode ser?

Dor ou sensibilidade na região do umbigo são sintomas normais e extremamente comuns no final da gestação. Embora a dor seja muito chata, não é preciso se preocupar.

A dor no umbigo acontece porque a barriga cresce e distende um ligamento fibroso que se insere no umbigo. Isso dói.

A hérnia umbilical é outra situação que pode acontecer no final da gestação. Quando o útero cresce, os músculos abdominais se separam. Depois que o bebê nasce, devem voltar a se juntar. Só que em algumas mulheres surge uma área de fraqueza na região do umbigo que não regride espontaneamente. Assim se forma a hérnia umbilical, que pode ser corrigida cirurgicamente. Por isso, se a dor no umbigo continuar depois do parto, converse com seu médico.

Para aliviar estes desconfortos no umbigo, use uma faixa abdominal para gestantes, que ajuda a sustentar a barriga, repouse com a barriga de lado, faça uma compressa de água quente ou tome um analgésico recomendado pelo seu médico.

Fique bem!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.