/

Dicas práticas para se organizar antes do bebê nascer:

1. Mapear ajuda: marido, empregada, mãe, irmã, sogra. Quem vai te ajudar quando o bebê nascer? Na quarentena, a mãe não deve ficar sozinha o dia inteiro com o bebê. Se o bebê chora um pouco a mais, essa tarefa pode se tornar extenuante e estressante. É importante ter outro adulto com quem conversar e para quem entregar o bebê se você estiver exausta. É importante que seja alguém com quem você se dá bem e que não seja invasiva a ponto de te deixar mais insegura do que o que já é normal nessa fase. Mapeie desde já sua rede de ajuda.

2. Faça grande compra de congelados. Tenha a geladeira cheia de congelados e/ou alguém que possa fazer uma comidinha saudável para você. Ainda na gravidez, descubra se perto de você tem algum mercado com serviço delivery. Importantíssimo para garantir sua alimentação saudável todos os dias.

3. Antes de ir para a maternidade, deixe tudo arrumado, no lugar: trocador de fraldas, fraldas, algodão, óleo mineral, garrafa térmica para água morna. Procurar e arrumar tudo isso para trocar a fralda com um recém nascido que acabou de chegar em casa, chorando e cheio de cocô pode ser estressante.

4. Procure uma ajudante para as tarefas de casa. Sua prioridade deve ser cuidar do bebê, alimentar-se bem, beber muitos líquidos e descansar. Portanto, ter alguém que te ajude com a casa (as roupas, os lixos, os banheiros e PREPARE SUA COMIDA) pode facilitar muito a vida. Se você não tiver essa ajuda, a casa deve ficar para segundo plano.

Prevenir situações estressantes, ainda mais com seu bebê em casa, é a melhor forma de começar uma vida nova com seu filho!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.