/

Quatro dicas para manter o bom humor no início da gravidez:

Os hormônios da gestação podem realmente alterar seu humor e seus sentimentos.

Mesmo que você realmente deseje a gestação, saber que está grávida pode ser um choque. A AMBIVALÊNCIA (quero, mas não quero!) é normal e esperada nessa fase.

Num momento você se sente nas nuvens, e logo em seguida está profundamente triste ou irritada. Isso é normal!

Também é natural que você tenha algumas preocupações sobre a sua saúde e a do seu bebê. É comum antecipar os acontecimentos e se pegar subitamente preocupada com o parto ou outros eventos ainda distantes. São acontecimentos normais. Por isso…siga estas dicas simples:

  1. Aceite-se assim, mal-humorada. Dê tempo ao tempo: é compatível com a fase e tenha certeza de que naturalmente vai passar;
  2. Converse com seu companheiro, familiares ou seu médico. Dividir o que te aflige com outros envolvidos no seu momento deve ajudar a balizar a importância real das coisas e a organizar os pensamentos. Algumas preocupações têm fundamento, outras precisam ser superadas. Saiba separar o importante do supérfluo.
  3. Viva um dia de cada vez: a gravidez tem NOVE longos meses e você vai se modificar muito durante todo este processo. A mulher que vai virar mãe daqui a 8 meses é diferente e muito mais preparada do que a mulher que você é hoje. Você vai dar conta!
  4. Tente descansar, é muito comum ter mais sono no início da gestação. Respeite esse momento em que o seu corpo está usando energia para gerar um bebê e se permita repousar mais do que você está habituada. O cansaço pode piorar essa sensação de mal humor ou tristeza.

O bebê e você vão se modificando juntos, a cada dia! Aproveite o melhor das mudanças.

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.