Gestante pode comer frutos do mar? E sushi?
03/02/2018 10:13h

Gestante pode comer frutos do mar? E sushi?

Os peixes e frutos do mar são alimentos saudáveis que podem ser consumidos na gravidez. Eles contém nutrientes como ômega 3, iodo, fósforo e proteínas que são importantes na gestação. Porém, fique atenta às seguintes ressalvas:

1. Tanto o salmão quanto o atum frescos contém elevado porcentual de mercúrio, que é um metal que em determinadas concentrações pode lesar o sistema nervoso central do feto. Para evitar, limite a quantidade desses tipos de peixe a não mais que o equivalente a 2 pedaços de aproximadamente 170g por semana.

2. Todos os alimentos crus apresentam um eventual risco de contaminação alimentar. Isso porque podem conter bactérias como a Salmonella, por exemplo, que dá uma gastroenterite importante, com diarreia e vômitos. Esse tipo de doença não é transmitida ao feto nem lhe causa nenhum dano direto. Entretanto, ter uma infecção alimentar na gravidez é muito desconfortável e, sem dúvida, trás muitas preocupações para a futura mamãe. Por isso, tenha certeza de que o alimento cru que você está consumindo tem procedência confiável, com boas condições de higiene e conservação.

3. Os peixes crus (sushis) não transmitem toxoplasmose – a doença que é transmitida por carne crua ou mal passada. Entretanto, não se deve comer sushis em locais com risco elevado de contato do peixe com a carne vermelha crua. Isso mesmo: se uma faca passa na carne crua e depois no peixe cru, aí sim ele pode transmitir toxoplasmose. Portanto, vale a dica: não coma sushi na churrascaria.

Tenha certeza de que o que você está consumindo tem excelente padrão de higiene. Não é assim que você planeja fazer com seu filho sempre?