09/04/2019 18:21h

Zinco é importante para a saúde? Para que serve?

Nosso organismo precisa de alguns minerais para funcionar bem. O ferro é fundamental para formar os glóbulos vermelhos. O cálcio é vital para os ossos. Estes são mais conhecidos… mas você sabia que também precisamos de zinco?

Pois é!! O zinco é importante para o sistema imunológico. Participa ativamente da produção das células que nos defendem contra vírus, bactérias e fungos. Sem o zinco nossa defesa natural fica comprometida e as “portas” para os inimigos se abrem mais facilmente nos deixando expostos a infecções.

É também um importante antioxidante. Isso significa que ajuda a “limpar” nossas células de substâncias daninhas, chamadas radicais livres, que podem comprometer seu bom funcionamento.

Já imaginou quantas reações químicas ocorrem em nosso organismo, a cada segundo? O zinco ajuda a “catalisar” várias destas reações. Isto quer dizer “acelerar” estes processos todos, permitindo uma agilidade muito maior do nosso metabolismo.

O zinco está presente em vários alimentos: leite, arroz e pão (atenção! só nos integrais); feijão, aveia, carne bovina ou de frango. Por isso é importante nos alimentarmos bem!

Muitas vezes o que é essencial para a vida está “escondido” onde menos imaginamos!

Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.
Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo

Últimos posts por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (exibir todos)