/

Quais são as vacinas que as gestantes devem tomar?

A imunização na gravidez é importante não só para a mãe, mas também para o bebê. Funciona assim: a futura mamãe toma a vacina e produz anticorpos. Estes anticorpos de defesa produzidos pela mãe passam pela placenta e chegam ao bebê. Isso mesmo. A vacina que a mãe tomou protegerá o bebê também. Mais ainda: as mães vacinadas continuam mandando os respectivos anticorpos para os bebês pelo leite materno. Assim, mesmo sem ter tomado as injeções, seu filho estará protegido contra algumas doenças nos primeiros meses de vida.

Importante saber que as vacinas indicadas para as gestantes NÃO OFERECEM RISCOS NEM EFEITOS COLATERAIS para as mamães ou bebês. Devem ser administradas, porém, depois dos 3 meses de gestação.

Estão indicadas durante a gestação estas duas vacinas:
• Vacina do tétano e difteria (dT) e a de tétano, difteria e coqueluche (dTpa)
• Vacina da gripe trivalente, para proteger contra os vírus Influenza A, B e da gripe A (H1N1).

Além destas duas vacinas que as gestantes devem tomar, a vacina contra a hepatite B está indicada em quem tem maior risco, como as manicures, por exemplo. Converse com seu medico ou com a enfermeira que te acompanha no pré-natal para saber se suas vacinas estão em dia.

Vacinas são fundamentais em todas as fases da vida!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.