O que fazer para diminuir a azia? - Dra Ana Escobar
09/12/2018 15:58h

O que fazer para diminuir a azia?

A azia é um desconforto muito comum na gravidez. Em qualquer momento, quando menos se espera…ela chega trazendo uma sensação de queimação e mal estar. Vamos entender porque gestantes tem mais azia.

Os hormônios da gestação causam um relaxamento dos músculos que fecham a cárdia, que é também conhecida como “boca do estômago”. Com os músculos relaxados, é como se a boca do estômago ficasse mais “aberta”. Assim, é muito mais fácil que os alimentos e o próprio suco gástrico –que é MUITO ácido- saiam do estômago e “subam” para o esôfago. Isso é o que chamamos de refluxo gastro-esofágico. Resultado: quando o ácido atinge o esôfago começamos com os sintomas de queimação, azia, bola na garganta e tosse. Sim, o refluxo pode causar uma tosse que só melhora quando é tratado!

A melhor e mais efetiva medida  para diminuir a azia são os cuidados com a alimentação. Pioram o refluxo: alimentos apimentados, condimentados, gordurosos ou quentes e também o café, vinho, chocolate, refrigerante, pão de queijo ou feijoada. Para algumas pessoas, até pão, macarrão, bolos e chás entram na lista dos proibidos. Veja o que faz mal para você e procure evitar. Cada uma deve ter sua “lista” individual. Corte esses alimentos por 10 dias e você verá a diferença!

Por isso, a não ser que seu médico indique, não é necessário se expor ao risco de uma endoscopia

A alimentação fracionada é outra dica importante para aliviar os sintomas da azia. Se você for destas que come um pratão no almoço e no jantar, ficando com o estômago super cheio…. Tenha certeza: lá vem a queimação! O segredo é comer pouco, mas várias vezes por dia. E depois das refeições, nada de se deitar. Também piora a azia. Pelo menos 40 minutos no máximo recostada. Assim, você estará tratando a causa do problema.

Quando isso não resolve, podem ser usadas medicações permitidas na gestação. Fale com seu médico. Afinal, só ele é que pode prescrever!