O bebê sonolento e relutante ser a ser alimentado… - Dra Ana Escobar
24/07/2015 19:16h

O bebê sonolento e relutante ser a ser alimentado…

Claro que todos os bebês são diferentes, mas em geral eles se alimentam pelo menos 6 vezes em 24 horas. Alguns bebês são preguiçosos e precisam de encorajamento para garantir que se elimentem tão frequentemente quanto necessário e que tomem leite em quantidade suficiente.

Se o seu bebê está dorminhoco e preguiçoso para comer nos primeiros dias, saiba que isso é normal nessa fase. Espere até 4 a 4,5 horas de intervalo entre as mamadas durante o dia. Se, passado esse tempo, o bebê ainda não acordou – dependendo se ele é gordo ou magro, se está ganhando peso adequadamente ou está ganhando pouco, seu pediatra poderá orientá-lo – você deve considerar acordá-lo para mamar. Mamadas excessivamente espaçadas podem, inclusive, diminuir a produção de leite, já que o seu cérebro entende que não é necessário produzir mais. Para o bebê sonolento, trocar a fralda antes da mamada e deixá-lo com pouca roupa para mamar pode ser estímulo suficiente para acordá-lo. Durante a mamada, você pode mexer em sua bochecha, conversar com ele, fazer uma “ginástica” em sua perninha dobrando o joelho. São estímulos para ajudá-lo a continuar mamando.

A noite, se o bebê nasceu com peso adequado e está ganhando peso normalmente, não é necessário acordá-lo. Que maravilha! É hora de dormir! Durante as mamadas noturnas, acenda o mínimo de luz e procure não falar. Assim você vai contando para o bebê que à noite não é hora de conversa ou brincadeira! Todos dormem! Já se o bebê é muito magrinho ou ainda não está ganhando peso bem, talvez seja necessário acordá-lo a noite para mamar. Ainda assim, pouca luz e pouca conversa ajudam a sinalizar a diferença entre o dia e a noite. Viva os bons hábitos de sono!