Início da gestação: Quais exames que devo fazer?
01/01/2018 11:03h

Quais os exames que uma gestante deve fazer no início da gestação?

Fazer o Pré-Natal é fundamental. Dá a segurança de que você e seu filho estão com a saúde em ordem. E se não estiverem, quanto mais cedo detectarmos algum problema, melhor para vocês dois, não é mesmo?

Alguns exames são pedidos pelo médico no primeiro trimestre da gestação.

Vamos entender quais são estes exames e porque são necessários. Veja se você já os fez. Vamos lá:

Exames de sangue
– Hemograma. Este exame é muito importante pois avalia três tipos de células do sangue. Primeiro, avalia os glóbulos vermelhos. Esta análise mostra se as futuras mamães tem algum tipo de anemia, o que é fundamental para o crescimento do bebê e para a saúde da gestante. Em segundo lugar, o hemograma também aponta como estão os leucócitos, que são nossos glóbulos brancos, ou seja, nossa primeira linha de defesa. Com sua análise podemos saber se há algum tipo de infecção que precisa ser avaliada com outros exames. Isso é essencial para a gestante e para o bebê. E em terceiro, mas não menos importante, o hemograma nos mostra o número de plaquetas. Isso é crucial para saber se o sangue da mãe tem algum problema de coagulação. Você já fez seu hemograma?

– Glicemia de jejum. Deve ser feito para detectar a possibilidade de diabetes gestacional. Isso é muito importante pois há tratamento específico para a futura mamãe que apresentar esse problema.

– Tipagem sanguínea: serve para confirmar o tipo de sangue das mães. Pode ser A, B, O ou AB. Tudo bem. Mas precisamos ter certeza do fator Rh. Pode ser positivo ou negativo. Futuras mamães com Rh negativo e parceiros com Rh positivo podem ter um bebê Rh positivo. Mamães negativas com bebês positivos exigem certos cuidados. Por isso esse exame é muito importante. Você sabem qual é o seu tipo de sangue? E o do seu companheiro?

Sorologias: este tipo de exame detecta o estado imunológico da mãe em relação à seguintes doenças: HIV, Sífilis, Hepatite A, B e C, Toxoplasmose, Citomegalovírus e Rubéola. São doenças que podem passar para o bebê. Em caso de alguma delas estar presente, algumas providências são necessárias. Por isso é fundamental saber o quanto antes!

Exame de urina
Deve ser feito também no início da gestação para detectar infecções ou presença de proteína na urina. Este é um sinal importante que o médico precisa saber.

Ultrassonografia
O primeiro ultrassom deve ser feito nos primeiros três meses. Serve para confirmar a idade gestacional, isto é, a idade que o bebê tem, e “enxergar” se o bebê está se desenvolvendo bem.

Veja se você já realizou estes exames.

Se não os fez, converse com seu médico. Lembre-se que a melhor maneira de superar um obstáculo não é fugindo dele. Ao contrário: devemos enfrenta-lo!