24/02/2019 18:43h

Ainda posso fazer faxina em casa?

O excesso de esforço pode favorecer o aparecimento de contrações uterinas (barriga dura) e estas, por sua vez, podem contribuir para um parto antes da hora.

Portanto, antes da gestação atingir o termo (37 semanas), não é recomendável se esforçar tanto até mesmo ao fazer faxina.

Entretanto, a partir de 37 semanas não há razão para temer o parto, já que o bebê já deve estar pronto para nascer. Mas muita calma nesta hora! Não é por isso que você deve sair por ai fazendo tudo o que quiser. Claro que, com a barriga pesada do final da gestação, você deve evitar subir escadas e outras peripécias que exijam seu equilíbrio e possam acabar em tombo. Muito cuidado mesmo!

É desejável também que você execute os movimentos de maneira adequada ao fazer faxina, para evitar a sobrecarga extra da região lombar, evitando dores nas costas. Observados esses cuidados, depois de 37 semana é possível colocar a casa em ordem, sempre com cuidado e sem pressa. Respeite seus limites físicos. Mexa-se, movimente-se com moderação e conforto. Evite situações de risco.

Dá mesmo uma vontade de arrumar o ninho para o seu pequeno que está chegando, não é mesmo?

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar

Últimos posts por Dra Ana Escobar (exibir todos)