/

Vamos acertar a alimentação na gravidez? O que as gestantes devem (ou não devem) comer?

É uma regra geral, que vale para todos: uma dieta balanceada e variada é a melhor maneira de ficar saudável. Para gestantes, essa regra vale mais ainda. E para os bebês que estão em formação, é absolutamente fundamental. É o ponto de partida para o crescimento e desenvolvimento adequados. Lembrem-se que a vida intrauterina é determinante do futuro do seu filho.

O que você come hoje é o alimento que vai nutrir seu bebê. Por isso, vamos garantir para os melhores nutrientes possíveis? Veja como é simples manter a alimentação na gravidez saudável.

O que você pode e DEVE comer:

– Frutas. Coma várias porções de frutas ao longo do dia. Além das habituais como laranja, banana, maçã, pera, mamão, manga, abacate ou pêssego, por exemplo, escolha, também, frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, mirtilo). Estas frutas têm poucas calorias, muitas vitaminas e combatem os radicais livres. Além disso, incrementam qualquer iogurte, doce ou prato.

– Legumes e Verduras. Varie todos os dias. Isso garante ao seu bebê variedade de vitaminas e outros nutrientes, o que é essencial para o crescimento.

– Carboidratos. Alimentos como batata, massas ou pão integral podem e devem ser consumidos. Mas em quantidades moderadas, claro. São fonte de energia. Você, principalmente, e seu filho precisam de muita energia nesta fase.

– Proteínas. Alimentos como peixes, frango, carne vermelha ou ovos. Os peixes são uma excelente opção. Coma pelo menos 2 porções de peixe por semana. Peixes como atum, salmão, truta, bacalhau, arenque, pintado ou sardinha feitos sem fritar, ao forno, cozido ou na grelha contém nutrientes como ômega 3 e outras gorduras boas que combatem radicais livres, além de garantir proteínas de alta qualidade para o bebê. Omelete de legumes, frango e carne vermelha também são muito importantes e devem ser consumidos durante a gestação.

– Leite ou derivados. Iogurtes, leite desnatado e queijos brancos ou ricota, são fontes importantes de proteínas e de cálcio.

O que você DEVE evitar durante a alimentação na gravidez:

– Frituras, manteiga, margarina, doces, excesso de embutidos e enlatados. São alimentos que não têm nutrientes importantes. Ao contrário, uns possuem excesso de sal, outros de gorduras ruins, que certamente não farão bem para nenhum de vocês dois nem a curto, médio ou longo prazo.

Vamos agora à uma excelente notícia: uma dieta balanceada durante a gravidez te ajuda a recuperar mais rapidamente o seu peso pré-gravídico!!! Bom saber isso, não?

Comer saudável é um dos alicerces de uma gestação mais tranquila. Seu filho te agradecerá!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.