/

Conheça alguns alimentos que não podem faltar na alimentação durante a gestação

Três alimentos que não podem faltar na alimentação da gestante:

1. Hortaliças como espinafre, alface, brócolis, aspargos ou couve. Estes alimentos são ricos em ácido fólico, um nutriente especialmente importante para o bebê em desenvolvimento. O ácido fólico é essencial para a formação do tubo neural, que no futuro, se transformará no sistema nervoso central.

2. Carnes vermelhas, gema de ovo e feijão. Estes alimentos contem ferro, que é um nutriente importante tanto para a futura mamãe como para o bebê. Ambos precisam de muito ferro, que é essencial para a formação da hemoglobina, que transporta o oxigênio pelo corpo. As mães tem seu metabolismo intensificado para suprir as necessidades próprias e as do seu filho. E os bebês devem estar muito bem oxigenados, pois estão em processo de formação de todos os órgãos e sistemas.

3. Fibras. Alimentos ricos em fibras como linhaça, granola ou frutas, por exemplo, ajudam o intestino funcionar. As gestantes tem uma tendência natural à obstipação. Principalmente depois do segundo trimestre, quando o bebê já está maior e pode comprimir o intestino materno, dificultando mais ainda os movimentos intestinais.

Futuras mamães não devem comer por dois em quantidade, mas essencialmente em qualidade.

Tenha sempre saí na alimentação durante a gestação

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.