Como saber se eu tenho diabetes gestacional?
O diabetes gestacional é uma doença que pode surgir, mais frequentemente, do meio para o final da gravidez.
Isso porque a partir da 24a semana a placenta começa a produzir uma quantidade importante de alguns hormônios, como o lactogênio placentário. Esses hormônios servem justamente para aumentar a disponibilidade de açúcar no sangue da mãe para que o feto possa comer e se desenvolver bastante! Entretanto, algumas vezes, essa quantidade de açúcar fica excessiva, alimentando o feto além do que é saudável e aumentando riscos para a gestação. Quem desenvolve diabetes gestacional, portanto, mesmo comendo sua alimentação habitual, estará superalimentando o bebê, aumentando o risco de que ele fique com mais de 4,5 kg e tenha dificuldades no parto. Além disso, quando não tratado, também aumenta o risco de sofrimento fetal e óbito intrauterino.
Como o diabetes gestacional é assintomático, o único jeito de saber se você tem é fazer o teste de tolerância a glicose oral. Neste teste a gestante bebe um liquido doce no laboratório e mede o açúcar no sangue antes, 1 h depois e 2 h depois. Esse exame deve ser feito entre 24 e 28 semanas de gestação.
E se der positivo? O tratamento inicial do diabetes gestacional é a dieta. A maioria das diabéticas vai ficar com o açúcar controlado assim. Quando não é o suficiente ou a paciente não seguir a recomendação dietética, pode ser necessária a introdução de insulina, uma medicação injetável para o controle do açúcar no sangue.