/

Estou grávida e tenho uma dúvida: até quando posso trabalhar?

Se você tem uma gestação de baixo risco, pode trabalhar até quando quiser, já que a licença maternidade só começa quando você decidir: pode começar desde 28 dias antes do parto ou quando o bebê nascer.

A verdade é que no final da gravidez, mesmo sem nenhum problema específico, é comum a mulher se sentir cansada mais facilmente.  Por isso deve se resguardar o máximo possível. Não é hora de bancar a mulher-maravilha e querer dar conta de tudo!!!

Se puder começar a licença maternidade uma ou duas semanas antes da data prevista para o parto, melhor!  Faça isso para ter tempo de descansar, se preparar e, por que não, mimar-se um pouco. Para as que trabalham fora o dia inteiro, é importante ir baixando o giro e aprendendo a se relacionar com a casa. Faça algum trabalho manual, leia, cozinhe, aprenda a ficar tranquila em casa. Deixe tudo arrumado e do seu jeito.

Lembre-se que, depois que o bebê nascer, por um bom período, será difícil ter tempo para você mesma…

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.