/

Amamentação e seios rachados: e agora?

É muito comum que a mama rache nas primeiras semanas da amamentação. Aos primeiros sinais de dor, veja o que você pode fazer, já que o bebê guloso estará mamando a cada 3h, tempo que pode não ser suficiente para a cicatrização, caso já esteja com o seio machucado demais. Veja passo a passo o que você pode fazer:

1 – Cheque a PEGA do bebê. Se a pega não for ideal, isso machucará a mama. A pega precisa ser corrigida. Converse com seu pediatra a respeito.

2 – Creme de Lanolina pura: ótimo cicatrizante. Deve ser usado após cada mamada e não precisa ser removido da mama para o bebê mamar.

3 – Use conchas especiais: evita que a mama rachada grude no tecido e permite a ventilação necessária à cicatrização.

4 – Tome Sol ou use lâmpada de 40w ou secador de cabelos próximo aos seios: o calor é um potente cicatrizante, utilize com uma distância segura de um palmo para não correr o risco de queimar a mama. Vinte minutos de sol, antes das 10 da manhã ou após as 16 horas, no quintal ou com a janela aberta (o vidro diminui a potência) são suficientes. Aproveite para colocar o bebê no Sol também, seguindo as orientações do seu pediatra.

5 – Mude a posição do bebê ao seio durante a mamada e intercale os seios. Isso evita que a sucção machuque sempre o mesmo lugar.

6 – Procure ajuda profissional (pediatra, enfermeira ou consultora em amamentação). Os conselhos e dicas profissionais sempre ajudam. Não espere a situação estar super crítica para pedir ajuda.

 

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.