/

Estou grávida e não consigo dormir. É normal?

A maioria das mulheres tem bastante dificuldade para dormir durante a gravidez. E essa dificuldade vai aumentando gradativamente à medida em que a chegada do bebê se aproxima.

O grande problema é que quem não dorme bem, fica mais cansado, irritado, com dificuldade de concentração e de tomar decisões.  E o desconforto físico do final da gravidez pode ser realmente intenso, atrapalhando o sono. Mas não é só isso. Muitas mulheres, mesmo sem querer, ficam em estado de alerta devido às incertezas em relação ao parto, ao bebê e à vida nova que vem pela frente. E isso atrapalha muito o descanso. Nada fácil, não é mesmo? Por isso aqui vão algumas dicas:

  1. Arranje uma posição confortável para dormir. A barriga agora pode estar grande demais para que você consiga se deitar de um jeito gostoso.  Experimente dormir de lado (sobre o lado esquerdo ou direito), com um travesseiro entre as pernas, um atrás das costas e outro ainda embaixo da barriga, além do da cabeça. Se nem isso adiantar (ou se a solução for impraticável, por não deixar espaço na cama para seu companheiro), você pode tentar dormir numa poltrona super confortável. Pode também imitar a forma de uma poltrona com os travesseiros, na própria cama. Isso mesmo. A posição semi-sentada pode parecer estranha, mas às vezes é a mais confortável nas últimas semanas da gravidez. Além disso, pode ajudar a amenizar a azia.
  2. Faça xixi antes de dormir. Você se lembra do comecinho da gravidez, quando parecia que passava pelo menos metade do seu dia indo ao banheiro fazer xixi? Pois é, aqueles tempos voltaram. Desta vez o responsável é o seu bebê, que está ficando grandão e por isso pressiona sua bexiga. Você pode tentar reduzir o número de idas noturnas ao banheiro procurando esvaziar totalmente a bexiga quando urinar à noite. Para conseguir isso, incline-se para a frente no vaso sanitário. É uma boa dica.
  3. Faça exercícios. Exercite-se durante o dia. Faça caminhada, natação, hidroginástica ou outro exercício, idealmente com a orientação correta para gestantes. O exercício ajuda a aprofundar o sono. Isso é muito importante nesta fase da gestação, quando o sono fica leve e o menor barulho te desperta.
  1. Leia um livro ou pratique a meditação. Antes dormir, distraia-se dos assuntos que te preocupam. Mudar de assunto lendo um livro ou meditando, acalma a mente e ajuda a encontrar dentro de você um lugar de tranquilidade e confiança.

Bons sonhos!

 

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.