Tristeza

É normal sentir emoções contraditórias como alegria e tristeza no final do ano?

Muitos já viajaram para encontrar suas famílias. Outros, mesmo morando na mesma cidade terão em breve um motivo de reencontro. Tudo isto envolve preparativos finais para as festas. É mesmo um mês carregado de emoções. De todos os tipos. Alegria por rever as pessoas, tristeza por entender que a distância separa, simpatia por alguns, antipatia por outros, arrependimento pelo não feito, ou pelo mal feito, amor intenso e ciúme do amor, angústia e esperança com o que pode acontecer no próximo ano, nostalgia pelo que não volta mais ou esperança pelo que virá pela frente. Compaixão e ternura quando encontramos […] VEJA MAIS.

É normal ficar triste no Natal? Como lidar?

Você já se sentiu triste no Natal? Compras que não acabam mais. Presentes para as crianças, família, amigos (secretos) e os de verdade, arrumação de árvores, bolas, luzinhas, enfeites e preparo de todas as comidas para os encontros que acontecem. Uma correria que não acaba mais. Melhor dizendo, acaba!! No dia 24 de dezembro à noite, quando finalmente chega o momento de usufruir de tudo o que se planejou e que foi feito. UFA! Muitos ficam ansiosos e só relaxam quando avaliam que tudo deu certo: todos se divertiram, a festa foi um sucesso e o peru estava uma delícia. […] VEJA MAIS.

Para o bebê, tudo é novo! Para a mãe também! E para a mãe moderna, mais novo ainda!

Há 50 anos atrás, a vida das mulheres não mudava tanto com a chegada dos filhos. Elas já trabalhavam quase que exclusivamente em casa, ajudavam suas mães, tias e primas a cuidarem dos filhos delas e quando os próprios filhos chegavam, elas já sabiam o que fazer. Hoje, todo esse aprendizado está concentrado nas semanas que se seguem à sua chegada em casa, vinda da maternidade com seu “pacotinho”. Para você, tudo é novo e intenso. Veja quanta coisa nova: – Aprender a amamentar. – Acordar mais de uma vez de madrugada, por meses seguidos. Nada fácil! – Entender os […] VEJA MAIS.