Moleira

Moleira do bebê

Ao contrário dos adultos, a caixa craniana dos bebês não é rígida. Para passar pelo canal vaginal da mãe no parto, o bebê ajusta a cabeça que é formada por placas ósseas, moleiras e suturas que se comprimem. VEJA MAIS.

Moleira ou fontanela

Chamada popularmente como moleira, a fontanela mais conhecida é a bregma que fica no topo da cabeça. Há outra menor e mais fechada chamada lambda. A lambda fica atrás, na região mais saliente do crânio. Elas permitem que o crânio se comprima e passe pelo canal de parto. A moleira pode pulsar, isto é um reflexo dos batimentos cardíacos e é normal. A fontanela bregma fecha por volta de um ano e meio de idade. VEJA MAIS.

Sinais que indicam gravidade da febre

Aprenda a identifica sinais da gravidade da febre  do seu filho e saiba a hora correta de procurar ajuda médica. Dor de cabeça: algumas crianças se queixam de dor na cabeça. Mesmo que não apresentem febre é importante fazer uma avaliação médica. Dificuldade para respirar: observe se para respirar a criança usa os músculos da barriga ou do tórax. Isto é um sinal de que há um esforço fora do normal e portanto é um sinal de alerta. Outros indicativos: respiração acelerada, esforço para inspirar ou expirar e afundamento da região do pescoço. A qualquer um destes sintomas procure ajuda médica. […] VEJA MAIS.