Mecônio

Como chegar na maternidade na hora certa, para ter um parto normal?

Muitas mulheres acabam tendo um parto cesáreo porque, ao sentirem a primeira contração já vão para a maternidade. Acontece que a fase latente do trabalho de parto – em que há contrações ritmadas mas ainda distantes, a cada 15 minutos – pode durar dias. Portanto, numa gestação de baixo risco, é importante aguardar a fase latente do trabalho de parto em casa e só se encaminhar para a maternidade na fase ativa, em que as contrações dilatam o colo a 1 cm/hora. Nesse período, ajuda muito falar com seu médico ou enfermeira, por telefone, pois é importante tirar as suas […] VEJA MAIS.

Final da gestação: “Quando o bebê vai nascer?”

“quanto tempo ainda falta para o bebê nascer?” são perguntas que muitas gestantes ouvem no final da gestação. Pior ainda quando vem a seguinte questão: “porque você ainda não marcou a cesárea?” A pressão social para o nascimento vai aumentando com o passar dos dias. Calma, pessoal! As pessoas não sabem o que falam! Deixam escapar sua ansiedade, e frequentemente se esquecem da ansiedade da mãe. Não fazem por mal, mas no final da gestação, muitas mulheres ficam muito vulneráveis à opinião do mundo. Muito mais ainda quando são mães de primeira viagem! Na realidade, não há qualquer pressa para […] VEJA MAIS.

Colostro – leite materno

Colostro  – é a primeira forma de leite materno que sai do peito da mãe assim que o recém nascido mama. É muito rico em imunoglobinas que são anticorpos importantíssimos que atuam na defesa do bebê. Além disso possuí proteínas que auxiliam na eliminação do mecônio que são as primeiras fezes. O colostro é tão importante que é considerado a primeira “vacina” do recém-nascido. VEJA MAIS.