Espinha

Posso tratar as espinhas em casa?

Todos nós já tivemos aquela espinha indesejada, e a Dra Ana recebe muitos emails com “Uma dúvida: posso tratar as espinhas em casa?” Dra Ana responde Como tratar as espinhas? Há um monte de remédios prá tomar e prá passar. Mas cada tratamento é diferente e não serve para todo mundo. Nunca use remédios sem orientação médica. Se as espinhas estão te incomodando, procure um pediatra ou dermatologista. E se eu tiver poucas espinhas? À noite, antes de dormir, lave o rosto com um sabonete neutro e passe sobre as espinhas uma solução que você faz em casa assim: em […] VEJA MAIS.

O que fazer para diminuir as espinhas?

A espinha, ou acne, como é também conhecida, é causada por um aumento na produção de secreção das glândulas sebáceas, que são aquelas que temos espalhadas na pele. Muito provavelmente este aumento da secreção ocorre devido ao excesso de estrógeno circulante na gravidez. Porém, observamos também que algumas gestantes, inexplicavelmente, apresentam melhora da acne. Portanto, não há uma resposta única. Mas o fato é que muitas futuras mamães tem mais espinhas e isso não é confortável. A acne acomete, principalmente, as regiões da face, pescoço e o tronco (colo e dorso). Isso porque nestes locais há um número maior de […] VEJA MAIS.

O que são espinhas?

As espinhas são bactérias? O que são espinhas? Na adolescência, o aumento da produção de hormônios estimula a formação de sebo pelas glândulas da pele. Quando o sebo não sai inflama a glândula e forma uma lesão vermelha: a espinha. E como na pele tem um monte de bactérias, uma delas chamada propiniumbacterium acnes ( uuuuuuu ) faz uma infecção com pus que é a espinha infectada, chamada de “comedão” quando a inflamação é muito grande. Aparecem mais no rosto, no peito e nas costas. Se espinha é bactéria, a gente pega? A espinha não pega. Sabe por quê? Porque a espinha tem bactéria, mas não […] VEJA MAIS.