Espinha

Chocolate dá espinha?

Entenda: o chocolate é composto por cacau, açúcar, leite e gorduras. Estuda-se que alimentos com alto teor glicêmico, ou seja açúcar, liberam uma quantidade maior de insulina e isso poderia levar ao aparecimento de espinhas. Mas para isso teríamos que comer MUITO chocolate. Muito mesmo. Por isso É MITO. Chocolate não dá espinha. VEJA MAIS.

Estamos na época da catapora?

Sim! Nos últimos dias muitas pessoas pegaram catapora, então fique atento e saiba tudo para se prevenir! Entenda: a catapora é muito comum na infância e é causada por um vírus. Começa com febre. Dois a três dias depois aparecem bolinhas vermelhas pelo corpo. A grande dica para saber se é catapora ou não, é que as bolinhas são, na verdade, “bolhas pequenas”, ou seja, bolinhas com líquido dentro e com a borda vermelha. Parece uma pequena espinha. Outras doenças que também dão bolinhas como sarampo, rubéola ou roséola também dão manchinhas vermelhas mas sem estas “bolhas com líquido”. Em […] VEJA MAIS.

O que são espinhas?

As espinhas são bactérias? O que são espinhas? Na adolescência, o aumento da produção de hormônios estimula a formação de sebo pelas glândulas da pele. Quando o sebo não sai inflama a glândula e forma uma lesão vermelha: a espinha. E como na pele tem um monte de bactérias, uma delas chamada propiniumbacterium acnes ( uuuuuuu ) faz uma infecção com pus que é a espinha infectada, chamada de “comedão” quando a inflamação é muito grande. Aparecem mais no rosto, no peito e nas costas. Se espinha é bactéria, a gente pega? A espinha não pega. Sabe por quê? Porque a espinha tem bactéria, mas não […] VEJA MAIS.