Auto Estima

Três dicas para levantar a auto estima:

Dica 1 Faça um teste da auto estima: pegue papel e caneta. Enumere suas cinco principais características. Inclua qualidades e defeitos. Só cinco! Por exemplo: 3 qualidades e 2 defeitos, ou 5 defeitos, ou 4 defeitos e 1 qualidade… Dobre e guarde este papel. A seguir, pegue outra folha e peça para um amigo ou parente próximo fazer a mesma coisa: colocar qualidades ou defeitos que mais caracterizam você. Cinco no total. Compare. Na maioria das vezes, somos mais severos conosco do que as pessoas próximas. Então… Dica 2 Não seja tão crítico com você mesmo. Faça disto um exercício […] VEJA MAIS.

O que é o transtorno bipolar?

Há dias em que estamos especialmente alegres. Por muitas razões, como ir bem em uma prova difícil, receber um presente inesperado, começar um namoro com paixão, ganhar a final do campeonato… enfim… Em compensação, em outros dias, estamos mais fechados, em silêncio, sem muita vontade de conversar, chateados com alguma situação que nos preocupa. Com ou sem motivos, oscilações de humor fazem parte do dia a dia de todo mundo. Porém, algumas pessoas variam o humor exageradamente e sem nenhuma causa aparente. Passam da depressão para a extrema euforia (que na medicina, chamamos também de mania) e vice-versa. Na fase […] VEJA MAIS.

O que é autoestima?

Faça um teste: sem pensar muito, cite 3 qualidades e 3 defeitos de uma pessoa próxima a você, que pode ser seu melhor amigo(a) ou companheiro(a), por exemplo. Você faria as duas listinhas sem dificuldade, não é mesmo? E se perguntarem para você quais as SUAS maiores qualidades e defeitos? Qual a opinião que você tem sobre você mesmo(a)? Isso é o que chamamos de autoestima. É o valor que damos para nós mesmos em vários setores da vida. Algumas pessoas tem a auto estima lá no alto. Para estas, geralmente falamos que “se acham”! Acham que tudo sabem, que […] VEJA MAIS.