Como passar corretamente o repelente de insetos? - Dra Ana Escobar
03/01/2018 10:03h

Como passar corretamente o repelente de insetos?

No verão tropical brasileiro, e até em outras estações do ano, os repelentes passaram a fazer parte da rotina diária de adultos, crianças e idosos, principalmente  antes de sair de casa. Mas tão importante quanto usar o repelente, é saber aplica-lo corretamente. O Aedes é um mosquito fatalmente esperto. Pode se aproveitar de qualquer descuido. Então vamos às dicas para aplicar corretamente o repelente e espantar para longe os mosquitos e as preocupações:

  1. Passe o repelente homogeneamente, em todas as partes expostas do corpo. Isso mesmo. Não deixe nenhuma área exposta sem proteção. Além disso, não economize na quantidade. Aplique uma quantidade suficiente para cobrir a superfície exposta do seu corpo.
  1. Cuidado com a região da face, principalmente com olhos, nariz e boca. O melhor a fazer para se proteger é passar o repelente nas suas mãos e aplica-lo no rosto como um creme.
  1. Com protetor solar, maquiagem, cremes ou hidratantes: passe primeiro o protetor solar, espere uns 15 minutos e depois aplique o repelente. O mesmo vale para a maquiagem. Só que não precisa esperar 15 minutos. O repelente pode ser aplicado logo após a maquiagem.
  1. Reaplique o repelente sempre que necessário. Seja repetitivo. Nos dias muito quentes, se você suar muito ou praticar esportes, principalmente aquáticos, o repelente deve ser reaplicado. Fique atento, no entanto, ao tipo de repelente que você utiliza. Os que tem como produto ativo o DEET não devem ser reaplicados mais de 3 vezes ao longo do dia. Os que são à base de Icaridina e IR3535 podem ser reaplicados mais frequentemente.
  1. Durante a noite: não se deve passar repelente imediatamente antes de ir para a cama. Vale para adultos e crianças. O repelente tem que evaporar para fazer efeito. Por isso, quando nos cobrimos à noite, o repelente não evapora. Além disso, o repelente pode facilmente ser eliminado do corpo com o atrito nos lençóis.

Aproveite o verão sem picadas de mosquitos  e principalmente sem preocupações evitáveis.