Gestantes podem fazer exercícios físicos? Em todas as fases da gestação?

Portrait of young pregnant female working out at home. African pregnant woman practicing yoga at home. Prenatal groins stretch. Buddha Konasana Pose. Pregnancy yoga and fitness.

SIM! PODE E DEVE! Os exercícios físicos proporcionam uma série de benefícios de ordem física e psicológica para as mamães e seus bebês. Quem se exercita com certeza se sente melhor, tem mais vigor físico, menos cansaço, menos dores, mais energia para encarar o dia a dia e, com tudo isso, claro, se sente mais segura e melhor.

Mas há algumas ressalvas para as quais devemos ter atenção. Vamos entender:

  1. Nos primeiros 3 meses da gestação: EVITE exercícios pesados. Isso mesmo. Neste período o bebê apresenta crescimento e desenvolvimento muito acelerados. As células estão se multiplicando em uma velocidade incrível. E o aumento, em excesso, da temperatura corpórea pode atrapalhar este processo. Por isso, nesta fase, as caminhadas de 30 minutos são bastante recomendadas. No entanto, se você for atleta, ou se está acostumada a praticar exercícios regularmente em intensidade moderada, converse com seu médico para ver o que você pode fazer com segurança.
  2. Depois dos primeiros 3 meses: PODE E DEVE se exercitar. Idealmente, pelo menos 30 minutos por dia, todos os dias. A intensidade pode ser leve ou moderada. Converse com seu médico para escolher um tipo de exercício que combina com você, com sua forma e capacidade física. Cada gestante tem um potencial físico diferente de outra. Por isso, o que é indicado para uma de vocês, pode não ser o ideal para outra. Descubra como você pode gastar suas energias saudavelmente com os exercícios que escolher. Sem exageros. Respeite os seus limites.
  3. Lembre-se de conversar com o seu médico sobre a sua prática de exercícios em todas as consultas de pré-natal, algumas condições de risco podem necessitar de repouso e/ou diminuição da atividade física. Exercícios de impacto devem ser evitados pelos riscos maiores de lesões articulares, trauma abdominal ou queda. Sua segurança e do bebê vem em primeiro lugar.

A prática diária de exercícios melhora a capacidade física e traz uma sensação de estar bem, que é absolutamente fundamental neste período tão especial da vida da mulher.