Dengue, Covid 19 ou Gripe: como lidar com as 3 doenças?

Sick young african woman feeling cold covered with blanket sit on sofa, ill black girl shivering freezing warming at home wrapped with plaid, no central heating problem, fever temperature flu concept

De repente você começa a sentir calafrios, dores pelo corpo, enjoo, evacuações moles, sensação de cansaço e vontade de se deitar. Sente seu corpo esquentar. Pega o termômetro e constata: febre. Toma um antitérmico, melhora um pouco e depois de 4 horas a febre volta e agora está mais alta. O mal estar piora.

Na hora vem a dúvida e um receio: será que é Covid 19? Em tempos de pandemia pelo novo Coronavírus, três prioridades se impõem:

  1. Isolar-se de amigos e da família, até o esclarecimento diagnóstico.
  2. Testar para o SarsCov2 a partir do terceiro dia de sintomas.
  3. Ficar atento aos seus sinais e sintomas pois, além da Covid 19, você pode estar com gripe causada pelos vírus Influenza ou com dengue, que segue em alta no Brasil.

Por isso, é importante saber quais sintomas podem ser mais específicos de cada uma destas viroses, pois eventualmente o médico pode também solicitar testes para vírus respiratórios ou para dengue. Vamos entender:

Gripe causada pelos vírus Influenza: os sintomas de congestão são mais expressivos como coriza nasal (que pode ser clara ou purulenta), espirros, tosse seca ou com catarro e muita dor de garganta. Pode ocorrer também dor de ouvido. A dor de cabeça é muito comum, especialmente quando a movimentamos.

Dengue: na dengue os sintomas congestivos são menos expressivos. Quase não há coriza nem tosse. Mas há muita dor de cabeça e uma dor característica atrás dos olhos. Predominam a intensa sensação de cansaço e as dores pelo corpo todo. Podem surgir manchas vermelhas leves pelo corpo.

– Dengue hemorrágica: o quadro é bem mais intenso. Predominam a sensação de desconforto e os sinais de sangramento. O nariz, a boca e as gengivas podem sangrar. Podem surgir manchas roxas pelo corpo. Pode ocorrer uma dor abdominal muito forte, contínua, que não melhora com nada. A pele fica fria e pálida.

– Covid 19: no início há poucos sintomas de congestão. A tosse em geral é seca, com dores de cabeça, dores no corpo e sensação de cansaço. A característica que mais a diferencia é a perda do olfato e do paladar. Pode também surgir diarreia, principalmente nas crianças.

Portanto, dependendo da situação clínica de cada paciente, os exames específicos devem ser pedidos. Na presença destes sintomas, recomenda-se uma avaliação médica bem completa.

A gripe é a única destas viroses para a qual, além do tratamento geral, há terapêutica antiviral específica. Para as outras viroses o tratamento é de suporte e controle dos sintomas.

Além disso, a gripe e a Covid 19 podem ser transmitidas pelo ar. A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, as medidas de proteção para as picadas como, por exemplo, o uso de repelentes e telas nas janelas, são muito importantes.

Em tempos de Covid 19 recomenda-se arejar os ambientes. Devemos deixar as janelas abertas. Se você não possui telas de proteção, considere a possibilidade de usar repelentes, mesmo estando dentro de casa.

Conteúdo produzido em parceria com a SC Johnson.