O que é Icterícia?

Icterícia – quando a pele e os olhos dos bebês ficam amarelos, dizemos que o recém nascido está com icterícia. Isto é muito comum e muitas crianças saem da maternidade assim, mesmo aquelas que fizeram fototerapia ou banho de luz.

Este tom amarelado deve sumir por completo após 15 dias de vida.  Isto é avaliado pelo pediatra nas primeiras consultas.

A icterícia ocorre por causa do acúmulo de bilirrubina que é uma substância formada no processo normal de eliminação e renovação das hemácias, que são as células do sangue. Há muitas razões para este acúmulo, a mais comum é que o fígado dos recém-nascidos demora um pouco mais para realizar todas as suas funções. Com isso, fica sobrando bilirrubina indireta no sangue.

Quando o sangue da mãe e do bebê não combinam, há maior destruição de hemácias e a icterícia pode ser maior. Há duas formas de saber a dosagem de bilirrubina: uma é por amostra de sangue e outra é por um aparelho. Se o resultado estiver acima do limite, o neonatologista indica a fototerapia ou o banho de luz.

O tratamento é necessário porque em níveis muito elevados a bilirrubina pode impregnar uma região específica do cérebro e causar uma doença muito grave chamada Kernicterus. Graças à prevenção, esta doença que compromete o desenvolvimento da criança, está ficando cada vez mais rara. A fototerapia ou o banho de luz faz o trabalho do fígado. A luz na pele do bebê transforma a bilirrubina indireta em direta.

Por isso, os bebês precisam ficar sem as roupas, embaixo de luzes especiais e com uma fonte de calor para que eles não fiquem com frio. O médico só dá alta para os bebês depois que os níveis de bilirrubina estão seguros.