Feridas no bico do seio

As feridas no bico do seio surgem geralmente quando a pega do bebê não é correta. Para fazê-lo sugar do jeito correto é importante que ele esteja com a boca bem aberta. Como a boca de um peixe para que a auréola fique totalmente dentro da boca do bebê. Para facilitar, molhe o bico com o próprio leite antes da mamada.

O queixo do bebê deve ficar encostando no seio. Isto facilita a saída do leite porque os movimentos de sucção pressionam suavemente o peito. Certifique-se que os lábios do bebê estejam virados para fora.

O nariz do bebê não pode ficar encostado no seio. Isto permite que ele respire livremente.
Se houver feridas, o pediatra pode orientar e avaliar a pega do bebê.

Para tirar o bebê do peito, coloque o dedo mínimo na boca dele. Esta é uma boa manobra que evita que o peito se machuque. Logo depois segure o bebê na vertical e deixe a barriga do bebê apoiada no seu corpo, para que ele arrote. Para facilitar, dê tapinhas suaves nas costas da criança. Espere até cinco minutos, se o bebê não arrotar não tem problema. Também não se preocupe se o bebê arrotar durante a mamada, isto é normal.

Estar descansada e relaxada é fundamental para a produção de leite.

Ofereça primeiro o peito menos machucado e dolorido. O bebê geralmente começa a mamar com muita fome e as primeiras sugadas costumam ser mais intensas. Não tem nenhum problema começar a mamada sempre com o mesmo seio. Alterne a posição de amamentar até que a pega fique o mais correta possível.

Em caso de feridas no bico do seio, use bicos de silicone até que a lesão melhore e volte a oferecer o próprio seio, que é sempre o melhor. Pomadas a bases de lanolina anídrica podem aliviar a dor e facilitar a cicatrização. Converse com o seu médico.

Protetores de gel também podem ser usados dentro do sutiã, evitando a fricção da ferida no tecido. Eles ajudam na cicatrização e previnem o ressecamento do bico.

Em casos de dor muito intensa, o médico poderá indicar um analgésico. Mas atenção: coceira, bolinhas vermelhas ou saída de pus podem indicar uma infecção. Neste caso, avise o médico imediatamente.

No período da amamentação remédios só devem ser tomados com prescrição médica. Pois alguns medicamentos não são indicados para as lactantes.