Só gatos passam toxoplasmose?

Os gatos são geralmente os grandes culpados, mas não são apenas os gatos que a transmitem.

Entenda: a Toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário pode infectar ovelhas, vacas, porcos e outros animais silvestres como ratos ou coelhos, além do homem. Se comermos carne de animais contaminados crua ou mal cozida, ou verduras mal lavadas, podemos adquirir a doença.

Normalmente nosso corpo se defende deste parasita, criamos anticorpos e vivemos sem problemas. Mas as grávidas devem tomar muito cuidado, pois se elas se contaminam durante a gravidez, podem passar para o bebê, ocasionando a toxoplasmose congênita, que é muito grave, pois pode provocar lesões oculares. Mas atenção! Isto só acontece se elas pegam a doença durante a gravidez, se tiverem tido antes, não tem problema, pois estão imunizadas.

Os gatos e outros felinos são geralmente responsabilizados pela transmissão da toxoplasmose, porque é só neles que o parasita se reproduz. Imagine que um gato pode eliminar milhões de “ovos” dos parasitas nas fezes. Quando a pessoa coloca a mão no pelo do animal se contamina com os vestígios das fezes que ficaram ali.

Dicas para evitar a toxoplasmose:

– lave bem as mãos antes de preparar alimentos.

– lave frutas e verduras

– evite comer carne crua ou mal cozida.

– se você tem gatos em casa, cuidado ao limpar as fezes. Use luvas descartáveis e lave muito bem as mãos depois. Se o gato evacua na caixinha de areia, limpe-a frequentemente com água e sabão e sempre que possível troque a areia.

– evite deixar crianças brincando em tanquinhos de areia ao ar livre que não tem proteção contra os gatos ou outros animais.