Quais os riscos da contaminação da água para a saúde?

Recipiente com água contaminada.

Por conta do rompimento da barragem em Brumadinho, as águas do Rio Paraopeba se contaminaram com dejetos, muitas substâncias tóxicas e microrganismos patogênicos. O grande problema é que esta sujeira toda pode atingir as águas de outros rios nas proximidades, com potenciais efeitos deletérios para a saúde das pessoas e dos animais que por ali vivem.

Muitas doenças podem ser transmitidas pela água contaminada, como, por exemplo:  Hepatite A, leptospirose ou diarreia. Além disso, estas águas também estão contaminadas com metais pesados como chumbo, alumínio, arsênio, níquel e outros que podem trazer problemas futuros para as pessoas e também para os bebês que estão em formação no útero de suas mães.

Todo cuidado é pouco. Principalmente por que muitas destas doenças podem demorar para aparecer. Os efeitos da contaminação por metais pesados podem surgir em anos. A hepatite A pode levar até 45 dias para se manifestar.

Por isso é importante que se saiba quais são os sinais e sintomas para os quais devemos prestar atenção e procurar um médico caso alguém os apresente. São os seguintes:

– Febre, que pode ser alta ou baixa, persistente e durar mais de 3 dias consecutivos, com cansaço, mal-estar, dores pelo corpo e principalmente dor de cabeça.

– Vômitos, diarreia com ou sem sangue nas fezes, inapetência

– Manchas vermelhas ou roxas pelo corpo

– Sangramento de mucosas como gengiva ou nariz

– Icterícia (pele amarelada)

– Xixi escuro

– Dor na panturrilha (batata da perna)

– Rigidez do pescoço

Importante: JAMAIS bebam a água do rio Paraopeba e JAMAIS deem esta água para seus animais beberem. Esta contaminação demorará muito, muito tempo para se resolver.