O que são Otites e otite secretora?

otites

As otites mais comuns na infância são a externa e a média. A externa afeta o ouvido externo e normalmente é causada por água que entra no ouvido quando os pequenos mergulham. O conduto auditivo fica inflamado e abrir a boca dói. O tratamento é feito com remédios, mas só o médico pode prescrever. Para evitar, logo depois que sair da piscina, peça à criança para pular com a cabeça inclinada de um lado e depois de outro. Isto ajuda a evitar o acúmulo de água.

Já a otite média não tem nada a ver com a água. Ela é causada pelo acúmulo de secreções das vias aéreas que entram na caixinha do ouvido. Causa muita dor e inflamação. Pode ou não dar febre. Quando a criança tem este problema constantemente, dizemos que ela sofre de otite de repetição. A médio prazo, isto pode comprometer a audição dos pequenos. Por isto, neste caso é importante ter avaliação do pediatra e também de um otorrinolaringologista.

Otite secretora é quando a secreção é constante, dentro do ouvido médio e não causa infecção. No entanto, esta otite atrapalha a vibração do tímpano e dificulta a audição. A secreção acumulada pode atrair agentes infecciosos e causar febre.