O que são os alimentos orgânicos?

Alimentação é coisa séria. Sabemos a quantidade de doenças que podem ser prevenidas por uma alimentação saudável. Isso inclui, por exemplo, frutas, verduras, carnes, ovos e leite. Tudo certo.

Hoje a agricultura modernizou-se e as feiras livres, hortifrútis e supermercados nos apresentam todas as variedades destes produtos em fartura para escolhermos.

No entanto, em um outro canto das prateleiras, ou em feiras específicas muitas vezes nos deparamos com uma classe de alimentos identificados como “produto orgânico”. Do que se trata? Vamos entender.

Os produtos orgânicos como frutas, legumes e verduras são produzidos de maneira tradicional e mais artesanal. Devem ser cultivados em solo absolutamente natural, sem utilizar agrotóxicos, antibióticos, adubos químicos ou transgênicos. A adubação é feita com produtos como húmus de minhoca, leguminosas ou esterco curtido.

Os produtos orgânicos são, portanto, mais naturais e sua produção preserva o solo, a água, a saúde do agricultor e o ambiente de qualquer tipo de contaminação.

Toda a produção dos alimentos orgânicos deve seguir regras específicas determinadas pelo Ministério da Agricultura.

A desvantagem dos orgânicos é preço. São mais caros, uma vez que são produzidos de forma convencional e, por isso, não há larga escala de produção.

São uma excelente opção para deixar nossa vida mais saudável.