Meu cachorro lambe meu filho no rosto toda hora! Isso é um problema?

Cães tem um amor infinito e uma fidelidade “canina” aos donos. E demonstram isso de várias formas. Abanam o rabo, correm e…lambem. Principalmente as crianças, que acham a sensação engraçada e caem na gargalhada…os cães adoram, sentem-se estimulados e…pimba…mais uma lambida molhada!

Pais olham aflitos e ficam inseguros sobre qual atitude tomar. Deve-se inibir ou impedir esta demonstração meio atabalhoada de amor?

A boca dos cachorros é lotada de variados tipos de microrganismos, entre os quais se destacam as bactérias. Se as lambidas forem muito intensas e constantes e se houver algum tipo de lesão na pele, há uma chance de grande de contaminação. Pode-se formar, por exemplo, um impetigo.

No entanto, se as lambidas forem mais esporádicas e se a pele estiver íntegra, há menos chance de quaisquer tipos de complicações. O bom senso, no entanto,  pede que evitem lambidas diretamente na boca.

O mais sensato, nestas circunstâncias, é tentar evitar que este tipo de brincadeira seja uma rotina. Como não é um procedimento isento de riscos, sugere-se, com jeito e calma, evitar que as crianças sejam lambidas, principalmente no rosto.

As demonstrações de amor verdadeiro são lindas e sempre bem vindas. Mas em se tratando de lambidas caninas, há que se ter algum cuidado.