Comida que conforta: entenda o papel de uma alimentação mais afetiva para as crianças.

A forma como as crianças passam a sua infância tem um grande papel em sua saúde e estilo de vida quando atingem a idade adulta. Afinal, muitas das memórias dessa fase permanecem conosco para sempre! Sejam as brincadeiras, os encontros em família, as viagens e, claro, as experiências vividas ao redor da mesa.

De fato, os alimentos têm um significado muito maior do que apenas uma ingestão de nutrientes. Eles têm o poder de nos transportar imediatamente para vários momentos carregados de afeto do passado! Cá entre nós: quem não tem uma lembrança inesquecível de uma comida da vovó ou de uma tia? O simples cheiro do café, de um bolo recém-saído do forno ou de uma receita especial de família já conseguem despertar inúmeros sentimentos.

Além disso, a comida está diretamente ligada à nossa cultura e herança cultural e regional, aspectos que também influenciam no desenvolvimento da personalidade e bagagem dos pequenos.

Ainda que, atualmente, já se tenha muito mais conhecimentos e recomendações internacionais sobre como fornecer uma alimentação saudável para as crianças, é importante lembrar desse papel afetivo que a comida carrega ao escolher o cardápio da família!

Por isso, o ideal é conseguir encontrar um equilíbrio para poder oferecer a elas uma alimentação saudável, mas que também carrega um significado e ainda é capaz de acolhê-las e criar memórias importantes.

E para te ajudar na missão, selecionamos receitas que são quase sinônimo de comida da vovó. Confira a seguir e bom apetite!

Galinhada

Foto: Pinterest

600g de frango cortado em cubos

2 dentes de alho picados

1 colher (sopa) de suco de limão

2 colheres (chá) de sal

Pimenta do reino a gosto

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 unidade pequena de cebola picada

½ colher (chá) de colorau em pó

½ colher (chá) de açafrão-da-terra em pó

½ unidade pequena de pimentão verde cortado em cubos pequenos

1 tomate sem sementes em cubos pequenos

1 ½ xícara (chá) de arroz

4 xícaras (chá) de água fervente

1 folha de louro

Salsinha picada a gosto

Modo de preparo:  em uma tigela, coloque o frango, o alho, o suco de limão, 1 colher (chá) do sal e a pimenta do reino a gosto. Misture e reserve por 1 hora. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva em fogo alto e adicione o frango a. Mexa até dourar. Junte a cebola, o colorau, o açafrão, o pimentão e o tomate, e refogue. Acrescente o arroz, a água fervente, a folha de louro e 1 colher (chá) do sal. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo algumas vezes, por mais 20/25 minutos, até ficar macio e cremoso. Polvilhe a salsinha picada e sirva em seguida.

Nhoque da vovó

Foto: Pinterest

1,5 kg de batata tipo Asterix (8 unidades médias) em cubos grandes (sem casca)

1 ovo

1 xícara (chá) de farinha de trigo

Sal a gosto

Farinha de trigo para polvilhar a bancada

2 xícaras (chá) de molho de tomate caseiro

Parmesão ralado a gosto

Manjericão para decorar

Modo de preparo: em uma panela funda, adicione as batatas cortadas, cubra-as com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte 1 ½ colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficarem macias. Escorra bem e passe as batatas ainda quentes por um espremedor sobre uma tigela grande. Tempere com 2 colheres (chá) de sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo. Misture bem. Junte o ovo e, aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos até dar o ponto de enrolar. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte duas assadeiras grandes com óleo. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal. Para modelar os nhoques, coloque a massa em uma nhoqueira ou um saco plástico grosso próprio para alimento e faça um corte de aproximadamente 1 cm e corte os nhoques (2 cm de comprimento) direto na panela quando a água começar a ferver. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira e transfira para a assadeira. Cozinhe todos os nhoques e sirva a seguir com o molho de sua preferência. Finalize com o parmesão ralado e decore com folhas de manjericão.

Bolo de cenoura com calda de brigadeiro

Foto: Pinterest

3 cenouras grandes

½ xícara (chá) de óleo vegetal

3 ovos

1 xícara (chá) de farinha de aveia

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 ½ xícara (chá) de açúcar demerara

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de sal

Brigadeiro:

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de preparo: bata no liquidificador o óleo, os ovos e as cenouras. Em uma vasilha, coloque as farinhas peneiradas e o açúcar. Junte a mistura do liquidificador com a mistura da vasilha. Por último, acrescente o fermento em pó e misture. Adicione a mistura em uma forma com furo no meio untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Para o brigadeiro, misture em uma panela o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo mexendo sempre até soltar da panela. Quando o bolo estiver assado, retire do forno ainda quente, fure com o auxílio de um garfo e adicione a cobertura por cima. Sirva em seguida.