Açaí para as crianças, só se for puro!

O consumo de açaí vem ganhando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros. Típico do Norte do Brasil (principalmente do estado do Pará), o fruto de sabor marcante e ligeiramente amargo é consumido de formas diferentes em cada região do país. No local de origem e em outros estados nortistas e nordestinos, por exemplo, ele aparece principalmente acompanhado de farinha de tapioca, peixes e camarão. Também é possível encontrar o açaí em sucos, vinhos e pirão da fruta.

Já em outras regiões, especialmente no sudeste, a fruta faz sucesso em sua versão “sorvete”, quase congelada e geralmente misturada com xarope de guaraná e mel para adocicá-la. Além disso, outros ingredientes costumam ser adicionados, como granola, frutas e até mesmo leite condensado e leite em pó.

Nesse contexto, mesmo que a cor forte e atrativa da polpa do açaí costume chamar muita atenção das crianças, muitos pais restringem o seu consumo justamente por o associarem a uma bomba calórica e artificial. E eles têm toda razão: em sua versão mais elaborada, a composição pode chegar a até 400 kcal, contra 110 kcal se estiver puro (100ml). Existem ainda várias coberturas que podem fazer mal aos pequenos, como mel (que só deve ser consumido após 1 ano de idade) e amendoim (que pode causar alergia), fora o excesso de açúcar.

Contudo, o açaí em sua forma pura tem diversos benefícios nutricionais! Além de ser altamente energético e saudável, pois é fonte de fibras, proteínas, vitamina E, minerais e gorduras boas como Ômega-6 e Ômega-9 e um alto teor de antocianinas.

E não é só isso: o fruto ainda ajuda no trânsito intestinal e, por ser rico em gorduras boas e antocianinas, confere efeitos protetores para a saúde cardiovascular!

Dessa forma, deixá-lo de incluí-lo no cardápio das crianças pode desperdiçar muitas vantagens do ponto de vista nutricional, assim como tirar delas a oportunidade de conhecer diferentes texturas e sabores tão típicos do Brasil.

Por isso, que tal apresentar o açaí puro (sem xarope ou outros acréscimos) aos pequenos, começando por introduzi-lo às receitas saborosas? Lembre-se apenas de checar a procedência do alimento, que deve estar pasteurizado e bem lacrado! Agora, confira a seguir algumas ideias deliciosas:

Panqueca americana de açaí

Foto: Pinterest

1 banana madura

1 ovo

1 xícara (chá) de açaí puro

1 xícara (chá) de farinha de aveia

1 colher (sopa) de fermento químico em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Geleia de frutas para acompanhar (opcional)

Modo de preparo: Bata no liquidificador ou no mixer todos os ingredientes (exceto a geleia). Aqueça uma frigideira antiaderente e unte com um fio de óleo. Acrescente 1 concha cheia de massa e deixe de 2 a 3 minutos ou até ficar dourada. Com o auxílio de uma espátula, vire e doure do outro lado. Repita esses passos até terminar toda a massa. Sirva em seguida com um pouco de geleia de frutas da sua preferência.

Suco de açaí com água de coco

Foto: Pinterest

1 xícara (chá) de açaí puro

200ml de água de coco natural

Modo de preparo: Bata no liquidificador ou no mixer todos os ingredientes. Sirva em seguida.

Peixe grelhado com molho de açaí

Foto: Pinterest

2 filés de peixe (salmão, Saint Peter ou badejo)

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

1 xícara (chá) de caldo legumes caseiro

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de polpa de açaí puro

1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

1 colher (sopa) de requeijão (opcional)

Modo de preparo: Tempere os filés de peixe com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma frigideira antiaderente, grelhe os filés dos dois lados. Reserve. Misture o caldo de legumes e a farinha e leve-os ao fogo médio em uma panela funda. Acrescente o açaí, o vinagre e o requeijão e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Tempere com sal a gosto. Sirva o peixe juntamente com o molho de açaí.