/

Entenda quais são os testes para Covid-19 e como interpretar os resultados

Quais exames estão disponíveis para testar a Covid-19?

Há dois tipos de exames:

  1. PCR – colhido com a haste flexível no nariz e orofaringe
  1. Sorologia – feito no sangue

Qual a diferença entre eles?

Fácil entender:

PCR :

– Detecta a presença do VÍRUS no seu organismo. Portanto, revela se você está ou não com o vírus.

– Resultados:

Detectado = você está com o vírus

Não detectado = você não está com o vírus

– Quando deve ser feito: entre o quarto e décimo dias, a contar desde o aparecimento do primeiro sintoma. O primeiro dia, portanto, é o dia do primeiro sintoma. Exemplo: a febre veio na segunda feira. O quarto dia será na quinta feira.

– O que acontece se eu fizer o teste fora deste período? Pode dar um resultado negativo e, no entanto, o vírus esteve andando por você.

Sorologia:

– Detecta a presença de ANTICORPOS no seu sangue. Isso significa que este exame vai dizer se o seu sistema de defesa reagiu ao vírus produzindo anticorpos.

– Quais são estes anticorpos?

Há 3 tipos de anticorpos que podem ser pesquisados. Os nomes são designados por letras, que são a abreviação de imunoglobulinas (Ig). Temos 3 tipos de Ig: IgA, IgM e IgG.

IgA e IgM são as primeiras que ficam reagentes; e se forem positivas significa que você pode estar com o vírus no momento.

IgG é a que aparece mais tardiamente e significa que você fez defesa contra o vírus e está “imunizado” por um período de tempo. Quanto é exatamente este período é que ninguém sabe. Por isso é que se diz que a presença de IgG não garante um “passaporte para a imunidade”.

– Resultados possíveis:

  • IgA ou IgM positivos ou reagentes e IgG negativo ou não reagente = você pode estar na fase aguda da infecção. Vale a pena colher o PCR para verificar.
  • IgA ou IgM negativos e IgG positivo =  você teve a infecção ( com ou sem sintomas) e fez os anticorpos protetores.
  • IgA, IgM e IgG positivos= você deve estar com a infecção em fase de recuperação
  • IgA, IgM e IgG negativos= você não tem Covid-19 e nem tem anticorpos protetores.

Observação IMPORTANTE: estes exames não têm um resultado com 100% de certeza. Pode haver resultados falsos e conflitantes, dependendo do método que se utiliza para os realizar. Por isso, a avaliação médica dos resultados obtidos é essencial para que você seja bem orientado e saiba exatamente o que está acontecendo.

– Quando deve ser feito?

APÓS o décimo dia, a contar do primeiro sintoma que apareceu. NÃO adianta fazer antes de 10 dias, pois a chance de os anticorpos virem negativos é enorme, pois ainda não deu tempo do organismo os produzir.

– E se eu quiser saber se tenho defesa contra o novo Coronavírus, qual exame pedir?

Se alguém quiser saber se já teve contato com o vírus e fez a defesa, tem que fazer a sorologia. Se o IgG vier positivo, significa que você tem anticorpos contra o novo Coronavírus.

– A sorologia pode ser feita em quem não teve nenhum sintoma?

PODE. Se por acaso o IgG vier positivo, significa que você pode ter tido a forma assintomática da doença.

– Quem tem IgG positivo, ou os anticorpos protetores, deve continuar tomando os mesmos cuidados?

SIM. Pois não sabemos ainda por quanto tempo a imunidade dura e se há chance de reinfecção. Por isso, TODAS as pessoas devem seguir usando máscaras, mantendo o distanciamento social e lavando as mãos com frequência.

IMPORTANTE: estas atitudes (máscara, distanciamento social e lavagem das mãos)  diminuem não só a chance de nos contaminarmos pelo Coronavírus, mas também nos protege de outros tantos vírus que seguem suas jornadas infectando humanos.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.