Entenda quais são os testes para Covid-19 e como interpretar os resultados
Quais exames estão disponíveis para testar a Covid-19?
Há dois tipos de exames:
- PCR – colhido com a haste flexível no nariz e orofaringe
- Sorologia – feito no sangue
Qual a diferença entre eles?
Fácil entender:
PCR :
– Detecta a presença do VÍRUS no seu organismo. Portanto, revela se você está ou não com o vírus.
– Resultados:
Detectado = você está com o vírus
Não detectado = você não está com o vírus
– Quando deve ser feito: entre o quarto e décimo dias, a contar desde o aparecimento do primeiro sintoma. O primeiro dia, portanto, é o dia do primeiro sintoma. Exemplo: a febre veio na segunda feira. O quarto dia será na quinta feira.
– O que acontece se eu fizer o teste fora deste período? Pode dar um resultado negativo e, no entanto, o vírus esteve andando por você.
Sorologia:
– Detecta a presença de ANTICORPOS no seu sangue. Isso significa que este exame vai dizer se o seu sistema de defesa reagiu ao vírus produzindo anticorpos.
– Quais são estes anticorpos?
Há 3 tipos de anticorpos que podem ser pesquisados. Os nomes são designados por letras, que são a abreviação de imunoglobulinas (Ig). Temos 3 tipos de Ig: IgA, IgM e IgG.
A IgA e IgM são as primeiras que ficam reagentes; e se forem positivas significa que você pode estar com o vírus no momento.
A IgG é a que aparece mais tardiamente e significa que você fez defesa contra o vírus e está “imunizado” por um período de tempo. Quanto é exatamente este período é que ninguém sabe. Por isso é que se diz que a presença de IgG não garante um “passaporte para a imunidade”.
– Resultados possíveis:
- IgA ou IgM positivos ou reagentes e IgG negativo ou não reagente = você pode estar na fase aguda da infecção. Vale a pena colher o PCR para verificar.
- IgA ou IgM negativos e IgG positivo = você teve a infecção ( com ou sem sintomas) e fez os anticorpos protetores.
- IgA, IgM e IgG positivos= você deve estar com a infecção em fase de recuperação
- IgA, IgM e IgG negativos= você não tem Covid-19 e nem tem anticorpos protetores.
Observação IMPORTANTE: estes exames não têm um resultado com 100% de certeza. Pode haver resultados falsos e conflitantes, dependendo do método que se utiliza para os realizar. Por isso, a avaliação médica dos resultados obtidos é essencial para que você seja bem orientado e saiba exatamente o que está acontecendo.
– Quando deve ser feito?
APÓS o décimo dia, a contar do primeiro sintoma que apareceu. NÃO adianta fazer antes de 10 dias, pois a chance de os anticorpos virem negativos é enorme, pois ainda não deu tempo do organismo os produzir.
– E se eu quiser saber se tenho defesa contra o novo Coronavírus, qual exame pedir?
Se alguém quiser saber se já teve contato com o vírus e fez a defesa, tem que fazer a sorologia. Se o IgG vier positivo, significa que você tem anticorpos contra o novo Coronavírus.
– A sorologia pode ser feita em quem não teve nenhum sintoma?
PODE. Se por acaso o IgG vier positivo, significa que você pode ter tido a forma assintomática da doença.
– Quem tem IgG positivo, ou os anticorpos protetores, deve continuar tomando os mesmos cuidados?
SIM. Pois não sabemos ainda por quanto tempo a imunidade dura e se há chance de reinfecção. Por isso, TODAS as pessoas devem seguir usando máscaras, mantendo o distanciamento social e lavando as mãos com frequência.
IMPORTANTE: estas atitudes (máscara, distanciamento social e lavagem das mãos) diminuem não só a chance de nos contaminarmos pelo Coronavírus, mas também nos protege de outros tantos vírus que seguem suas jornadas infectando humanos.