Vínculo Afetivo

O que é Neuroplasticidade?

No cérebro há milhares de neurônios. Eles se conectam formando sinapses. Quando os bebês nascem, muitos destes neurônios ainda não estão “conectados” uns aos outros. Esta rede de conexões que se forma é chamada de neuroplasticidade e é estimulada pelo vínculo afetivo. Segundo os neurocientistas, um bebê faz 700 sinapses por segundo. O impulso nervoso tem uma velocidade de 400 km/h. O contato físico e o aconchego dos pais e cuidadores são fundamentais para o desenvolvimento neurológico nos primeiros meses de vida. Os principais estímulos que incentivam a neuroplasticidade são: amamentação, música (especialmente se cantada pelos pais), massagem (por 10 […] VEJA MAIS.

Sensação de culpa

Muitas mães tem a sensação de culpa porque trabalham muitas horas, ficam muito tempo fora de casa. Quando encontram o filho tentam compensar fazendo todas as vontades, mimando e quebrando regras previamente combinadas. Isto é um erro. Tão importante quanto o “sim”, é o “não”. O vínculo afetivo não se dá apenas por emoções “positivas”. A criança testa os limites o tempo todo e na maioria das vezes sentir que alguém “sabe”, alguém “está no controle” dá mais segurança e tranquilidade do que dizer sim para tudo. VEJA MAIS.

Três dicas para estimular o desenvolvimento cerebral das crianças até 5 anos.

Os primeiros 5 anos de vida são essenciais para o desenvolvimento do cérebro. Por isso, devemos cuidar muito deste período “de ouro” do desenvolvimento humano. Vamos a 3 dicas para ajudar nossos pequenos a terem um sistema nervoso apto e preparado para a vida. Vínculos afetivos. Crianças precisam – além dos cuidados rotineiros de higiene e nutrição- de carinho, aconchego, proteção e amor. Os vínculos afetivos que estabelecem com os adultos cuidadores, são essenciais para o seu desenvolvimento cerebral. Isso é importante a vida toda, mas é essencial nos 5 primeiros anos de vida. Graças a este vínculo afetivo as […] VEJA MAIS.