Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Três remédios caseiros contra resfriados

1. Se você estiver com tosse, faça um leite queimado Simples assim: coloque 1 colher de sopa de açúcar em uma panela para esquentar. O açúcar vai ficando cor de caramelo. Quando isso acontecer, adicione 1 copo de leite. Deixe esquentar e retire do fogo. Beba e aproveite. Esta receita ajuda bastante a controlar aquela tosse seca e irritativa. 2. Beber líquidos é fundamental quando estamos com gripe Então vamos aproveitar e tomar também um pouquinho de vitamina C. Faça uma limonada bem forte, conhecida como limonada suíça: lave 3 limões inteiros, corte cada um em 4 pedaços (com a […] VEJA MAIS.

Coqueluche é uma doença de crianças?

Não. Coqueluche é uma doença que pode dar também em adultos. E muitos adultos, principalmente jovens, estão contraindo coqueluche nos dias de hoje. Por quê? Porque a vacina protege as pessoas principalmente nos primeiros dez anos de vida. Depois acredita-se que a proteção diminua um pouco. Por isso os adultos jovens estão mais propensos a pegar coqueluche. É uma doença contagiosa? Sim! Super contagiosa! Ela é transmitida por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. Basta alguém tossir perto da gente que a bactéria “viaja” de carona em gotículas de saliva. Esta saliva penetra no nosso corpo e quem está suscetível pode […] VEJA MAIS.

Você conhece alguém que teve dengue? Então veja porque você deve se preocupar.

Parece impossível, mas é verdade! A dengue está ai, contaminando muitas pessoas, crianças e adultos. Incrível imaginar que nos dias de hoje, em pleno século XXI, com toda a tecnologia e conhecimento científico disponíveis, um mosquito pode, com apenas uma picada, deixar muita gente doente ou, o que é pior, matar! Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nisto, pois o mosquito precisa de água parada para se proliferar. Mas mesmo com toda a divulgação, nem todos tomam os cuidados necessários. Ainda há pessoas que não cuidam dos vasos ou de recipientes, deixando-os com água parada em suas […] VEJA MAIS.