Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

O que é endometriose?

Entenda: o endométrio é uma camada de células que fica na parte mais interna do útero. É aí que o embrião recém fecundado se aloja até a formação da placenta. Quando não acontece a fecundação, uma boa parte desta camada descama. Isso é a menstruação. Terminada a menstruação, com o estímulo hormonal normal, uma nova camada de endométrio se forma, preparando, pacientemente, a cada mês, o corpo da mulher para a chegada de um bebê. E assim o organismo feminino mantém seu ciclo hormonal, renovando a camada interna do útero, como que se a cada mês arrumasse uma “cama nova […] VEJA MAIS.

É possível ser mulher e não sentir culpa?

O mundo hoje não está fácil para as mulheres. O caminho até aqui não foi simples. Especialmente nos últimos 60 anos, período em que muitas mulheres lutaram persistentemente para alcançarmos a posição em que estamos hoje. Conquistamos um espaço valioso no mundo atual. Entramos no mercado de trabalho pra valer, somos respeitadas e competitivas enquanto profissionais. Na vida pessoal, continuamos considerando a possibilidade da maternidade como o presente mais generoso que poderíamos receber da natureza e sentimos por nossos filhos um amor incondicional, infinito e absolutamente único. Cuidamos do andamento da rotina da casa para que a família fique confortável. […] VEJA MAIS.

Meu bebê não está crescendo muito bem. Isso é sério?

Até pode ser, mas alguns bebês são naturalmente pequenos e alguns crescem mais no final da gestação. Antes de mais nada, cheque se a idade do bebê está correta, ou se ele é mais novo do que se esperava – e essa dúvida é respondida pelos exames de ultrassom realizados até a 14a semana, época em que a ultrassonografia é um método muito bom para detectar a idade fetal. Ultrassons realizados depois disso, não são tão bons para definir a idade do feto, já que alguns são naturalmente maiores ou menores, dependendo, claro, de sua carga genética. Frequentemente, bebês “mais […] VEJA MAIS.