Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Roer Unhas

Como parar de roer unhas?

Crianças que roem unhas expressam ansiedade, estresse ou desconforto. Não adianta simplesmente repreender, para seu filho parar de roer unhas é preciso buscar ajuda com psicólogos que podem ajudar na causa do problema. Praticar atividade física também ajuda porque libera a tensão. Ao observar que seu filho rói as unhas, não brigue! Proponha alguma atividade com as mãos, pode ser um jogo ou um desenho. Outra dica para ele parar de roer unhas é usar esmaltes coloridos para meninas e incolor para meninos (lembre-se de buscar produtos adequados para crianças). Há também esmaltes amargos. Em contato com a boca, a […] VEJA MAIS.

Crianças que roem unha ou chupam o dedo tem mais defesas?

Roer unhas ou chupar os dedos…todos procuramos evitar e jamais incentivar estes hábitos em nossos filhos, não é mesmo? Pois então…podemos pensar um pouco mais a respeito disso. Por quê? Por que foi publicado um estudo demonstrando que crianças que roem unhas ou que chupam os dedos tem menos doenças alérgicas! Isso mesmo! A explicação para isso reside no fato de que colocar as mãos – nem sempre limpas, diga-se- na boca aumenta muito o contato com a “sujeira” normal. Isso estimula o sistema imunológico de uma forma mais variada e ativa. Por isso, nossas defesas passam a “aceitar” mais […] VEJA MAIS.

Por que algumas pessoas tem o hábito de roer as unhas?

Unha tem gosto bom? Não! Ninguém come unha para matar a fome, mas mesmo assim, às vezes nem a pele ao redor escapa. O estrago é tão grande que algumas pessoas ficam com vergonha e chegam a esconder as mãos. Se é tão ruim assim, porque muita gente roe as unhas? Porque é um hábito que geralmente está relacionado a tensão, estresse, ansiedade ou medo. Roer as unhas passa a ser uma “válvula de escape” e se torna um hábito muito difícil de largar. E o problema não é só estético. Quando levamos as unhas e os dedos à boca […] VEJA MAIS.