Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Respiração

O que é claustrofobia?

Para você, é tranquilo entrar em um elevador cheio? Qual a sua sensação no meio de uma multidão? Sua respiração muda se você está num quartinho pequeno e abafado ou num túnel muito estreito? Já fez exame de ressonância magnética dentro daquele aparelho apertado? Conseguiu ficar lá, sem problemas? Pois é, muitas pessoas não ligam a mínima para estas situações. Outras sentem bastante desconforto, mas encaram. Algumas, porém, não conseguem de jeito nenhum. Só de pensar ficam aflitas, angustiadas e às vezes até sentem as mãos suar. Isso é o que chamamos de claustrofobia. Mais que medo, as pessoas claustrofóbicas sentem […] VEJA MAIS.

Por que soluçamos?

Vejam como é fácil entender. Acima do estômago e abaixo dos pulmões localiza-se um músculo importante que nos ajuda a respirar: o diafragma. O soluço ocorre quando uma contração involuntária do diafragma inesperadamente “puxa” os pulmões para baixo, fazendo-os se encherem repentinamente de ar. O ar entra em turbilhão nos pulmões e a glote (uma “porta” na entrada das vias respiratórias) se fecha instantaneamente para não deixar mais ar entrar. Quando a glote se fecha produz aquele som característico (HIC!!!). Exatamente como a porta de um quarto que bate com o vento. Isto é o soluço.   Mas afinal o que […] VEJA MAIS.

O que é bronquiolite?

Tosse, peito chiando, respiração acelerada e dificuldade até para falar ou chorar. Esse é o quadro de muitas crianças nesta época do ano. Pais procuram o pediatra e observam que às vezes o diagnóstico é bronquite… outras vezes, em outra crise, bronquiolite… ou ainda, em outro episódio, asma… isso de fato gera muita confusão. Qual a diferença entre bronquitee bronquiolite? E no que estas duas diferem da asma? As três doenças podem dar chiado no peito e dificuldade para respirar. Mas é importante saber a diferença. Imagine as vias respiratórias como uma árvore. Os troncos maiores seriam os brônquios. Os […] VEJA MAIS.