Pneumonia

As vacinas estão em falta nos postos de saúde?

Muitas mães estão tendo dificuldade para encontrar vacinas para seus filhos. Na rede particular, está em falta a vacina HEXA, que protege contra seis doenças: difteria, coqueluche, tétano, hepatite B, pólio, e hemophilus, que é uma bactéria que pode dar pneumonia ou meningite. Esta falta de vacinas decorre do fato de que muitos laboratórios estão com dificuldade para suprir a demanda, que cresce no mundo inteiro. Na rede pública, as vacinas oferecidas são altamente eficazes, mas guardam algumas diferenças com as que são disponibilizadas na rede privada. Na rede pública existem todas estas vacinas, só que são administradas separadamente. Importante […] VEJA MAIS.

O que é pneumonia atípica?

O nome assusta. Lembra algo raro, de difícil controle. Afinal, o que é “atípico”, por definição, não é típico, não é normal, não é comum. E se não é comum, pode ser perigoso. Essa é a primeira interpretação que todos fazem quando um médico diagnostica “pneumonia atípica”. Mas não é bem assim. A pneumonia considerada “típica” é causada por algumas bactérias comuns e que são há tempos conhecidas. Mas nem por serem “típicas” são menos graves. Algumas, inclusive, são muito invasivas e podem causar sequelas pulmonares importantes. As pneumonias consideradas “atípicas” são causadas por microrganismos menos frequentes, mas não necessariamente […] VEJA MAIS.

Cuidado com a Sífilis

O número de pessoas contaminadas pela bactéria “Treponema pallidum” que causa a sífilis estão aumentando preocupantemente no Brasil. Principalmente entre os jovens. Todos sabem que devem usar camisinha. Mas na hora “H” não usam. As explicações são muitas: uns dizem simplesmente que “esqueceram”; outros afirmam que “atrapalha”, ou que “corta o clima”; ou que “não veem necessidade, pois conheço bem a pessoa com quem me relaciono”…a imaginação é o limite para as “desculpas”. Fato é que a camisinha está sendo relegada a um plano secundário. Resultado desta displicência consciente: a sífilis, a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis começaram a […] VEJA MAIS.