Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

O que é Salmonella?

Provavelmente nunca enxergaremos uma Salmonella, mas com certeza temos que nos cuidar para não entrar em contato com ela. É um dos nossos inimigos invisíveis mais preocupantes. Principalmente para quem tem crianças em casa. Salmonella é o nome geral de um grupo de bactérias. Este grupo pode ter mais de 2500 sorotipos, que são como membros de uma família muito grande. Como “pegamos” Salmonella? Esta bactéria entra no nosso corpo pela boca. Então, pegamos ingerindo água, alimentos contaminados ou entrando em contato com pessoas com as mãos sujas de bactérias!!! A gema crua dos ovos pode ser um reservatório importante […] VEJA MAIS.

O que fazer em caso de queimadura?

Não coloque nenhum produto sobre a queimadura, nada de pomadas, clara de ovo, pasta de dente… NADA! Se houver muita dor coloque a área queimada embaixo de água fria corrente. Use um pano limpo (como uma toalha) para cobrir a área queimada. Se a roupa não estiver grudada na pele, tire o que for possível. Não estoure bolhas e vá ao pronto socorro se for de média ou grande extensão. Se a extensão for pequena, contate o pediatra. VEJA MAIS.

Porções ideais de proteínas (carnes, peixes, aves e ovos)

As crianças desta idade devem comer duas porções de proteínas por dia. Ou seja, tanto no almoço quanto no jantar deve haver um destes alimentos. O ideal é variar. Exemplos de proteína: carnes vermelhas, peixes, ovos, aves. Uma dúvida: quantos ovos as crianças podem comer por dia? O ovo aumenta o colesterol das crianças? O consumo de um ovo por dia é seguro e não aumenta o colesterol. O ideal é que o ovo seja cozido. O ovo frito é muito calórico e o ovo cru pode conter bactérias causadoras de doenças graves. VEJA MAIS.