Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Garganta

Três remédios caseiros contra resfriados

1. Se você estiver com tosse, faça um leite queimado Simples assim: coloque 1 colher de sopa de açúcar em uma panela para esquentar. O açúcar vai ficando cor de caramelo. Quando isso acontecer, adicione 1 copo de leite. Deixe esquentar e retire do fogo. Beba e aproveite. Esta receita ajuda bastante a controlar aquela tosse seca e irritativa. 2. Beber líquidos é fundamental quando estamos com gripe Então vamos aproveitar e tomar também um pouquinho de vitamina C. Faça uma limonada bem forte, conhecida como limonada suíça: lave 3 limões inteiros, corte cada um em 4 pedaços (com a […] VEJA MAIS.

Você respira pela boca?

Você já reparou que muitas vezes você respira pela boca? Pare! Preste atenção…. Neste clima seco e frio você tem uma tendência a inspirar pela boca? Se a mucosa do nariz fica ressecada, você pode estar fazendo isto sem querer. E como isto prejudica a sua saúde? O nariz tem um sofisticado sistema de aquecimento do ar que é importante para o nosso organismo e uma complexa rede de células ciliares que bloqueia a entrada de vírus, bactérias e outros invasores. A garganta não tem este sistema sofisticado de proteção, então, quando inspiramos pela boca o ar vai direto para […] VEJA MAIS.

Refluxo gastroesofágico (regurgitamento)

A descoordenação do tubo digestivo e uma ineficiência anatômica numa espécie de válvula que fica entre o estômago e o esôfago causam a regurgitação. Quando o bebê toma leite, a válvula pode continuar aberta, isto faz com que o líquido suba de novo. Dependendo do impulso, pode até sair pela boca. Por isto, os bebês regurgitam muito. Em alguns meses a válvula vai ficando mais eficaz sem que haja sequelas no futuro. Dicas para evitar o refluxo: não levantar as pernas do bebê após as mamadas, deixar a cabeça mais elevada do que o tronco, não apertar demais as fraldas […] VEJA MAIS.