Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Posso pegar herpes?

Sim. Todas as pessoas podem “pegar” o vírus do herpes. Há dois tipos principais de vírus do herpes simples: o tipo 1 e o tipo 2. O vírus do tipo 1 é o responsável por lesões na mucosa oral, lábios ou pele. O vírus do tipo 2 é adquirido por contato sexual e causa lesões no órgãos genitais de homens ou mulheres. As lesões dos dois tipos de vírus são muito parecidas: começam com uma sensação de ardência, um pouco de coceira e formigamento. Depois aparecem umas “bolhinhas”, bem pequenas com um líquido claro ou amarelado dentro. Este líquido está carregado […] VEJA MAIS.

Por que nos sentimos mal com o tempo seco?

Com o tempo seco da semana passada o ar estava quente e seco. E a poluição ficou engarrafada na atmosfera, como dá para ver claramente nesta foto que tirei no parque. A chuva do final de semana lavou literalmente o céu. E hoje eu fotografei de novo! Olha a diferença! Você já deve ter ouvido a expressão: “Em São Paulo a gente enxerga o ar que respira!!”. A poluição que torna possível vermos o ar é simplesmente pó suspenso. Quando inspiramos este pó, ele entra e “gruda” na mucosa das vias aéreas. Como reação o corpo produz secreção. O pigarro […] VEJA MAIS.

Por que dizem que tudo é virose?

Outono chegou. Toda hora muda a estação: um dia com cara de inverno, outro com calor de verão… e o pior alguns dias que de manhã está frio, de tarde calor e à noite chove…. tudo no mesmo dia!! Isso afeta a nossa saúde porque a variação de temperatura abala a defesa do nosso organismo e aí os vírus que estão no ar aproveitam a oportunidade para entrar. Resultado? Todo mundo fica com virose!!!! Virose significa (simplesmente) que estamos com um vírus. E há muitos tipos: vírus da gripe (vários!!), resfriado, roséola, estomatite, sinusite, amigdalite. bronquiolite em crianças…enfim… Há um […] VEJA MAIS.