Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Dor de Garganta

Três remédios caseiros contra resfriados

1. Se você estiver com tosse, faça um leite queimado Simples assim: coloque 1 colher de sopa de açúcar em uma panela para esquentar. O açúcar vai ficando cor de caramelo. Quando isso acontecer, adicione 1 copo de leite. Deixe esquentar e retire do fogo. Beba e aproveite. Esta receita ajuda bastante a controlar aquela tosse seca e irritativa. 2. Beber líquidos é fundamental quando estamos com gripe Então vamos aproveitar e tomar também um pouquinho de vitamina C. Faça uma limonada bem forte, conhecida como limonada suíça: lave 3 limões inteiros, corte cada um em 4 pedaços (com a […] VEJA MAIS.

Três dicas para evitar dor de garganta no inverno:

Evite locais fechados, pouco arejados e com muitas pessoas juntas Se você está no ônibus ou no metrô procure sempre abrir um pouco as janelas para o ar entrar. Faça a mesma coisa em casa. Pela manhã, abra as janelas para arejar todos os ambientes. Circular o ar é uma das formas de evitar doenças respiratórias, inclusive a dor de garganta, que é a “porta de entrada” para muitos vírus ou bactérias. Lave as mãos com mais frequência No inverno há muitas pessoas gripadas e a maioria quando tosse, coloca a mão na boca. As mãos contaminadas podem disseminar os […] VEJA MAIS.

Se as amígdalas nos protegem, por que muitos tem que retirá-las?

Entenda: as amígdalas são aquelas duas “bolinhas vermelhas” que ficam na entrada da garganta, uma de cada lado. São constituídas por um tecido chamado “linfóide”, que é muito rico em glóbulos brancos, que são os anticorpos que nos protegem de muitas infecções. A maioria dos agentes infecciosos entra no nosso organismo pela boca e vias respiratórias, causando várias doenças como, por exemplo, amigdalite, faringite, laringite, sinusite ou otite. As amígdalas estão na primeira linha de defesa. Por isto, quando estes invasores penetram, elas ficam inflamadas e inchadas para nos defender. Muitas vezes elas próprias se contaminam. Isto se chama amigdalite […] VEJA MAIS.