Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Doenças

Ferver a calcinha evita doenças?

Roupas íntimas devem ser muito bem limpas. De preferência, lavadas separadamente e à mão. Colocar misturado com outras roupas na máquina não é aconselhável. O uso de água e sabão de coco, preferencialmente, é suficiente para eliminar a maior parte dos microrganismos. Também é importante enxaguar bem e secar totalmente depois. Passar a ferro a parte interna de algodão ajuda a higienizar mais. Por isso, é MITO. Não há necessidade de ferver a calcinha. VEJA MAIS.

Todas as doenças de pele são contagiosas?

Poucas pessoas conhecem uma doença genética chamada epidermólise bolhosa. E mesmo sem saber o que é, muitas pessoas quando viram aquela pele vermelha tiveram medo de pegar. A epidermólise bolhosa é caracterizada por uma extrema fragilidade da pele. Seus primeiros sinais podem aparecer já nos bebês. Qualquer tipo de trauma, mesmo leve, pode levar à formação de bolhas. Basta a criança levar um tombo, por exemplo, para que em vez de um mero arranhão, se formem bolhas na pele. Estas bolhas podem se romper e a pele fica com o aspecto de uma queimadura extensa. Claro que dói. E muito. […] VEJA MAIS.

Terçol pega?

Terçol é aquela “bolinha vermelha” que pode aparecer na região das pálpebras e que incomoda bastante. Pode acontecer em qualquer idade, mas é bastante comum nas crianças. Os olhos são órgãos muito delicados. Precisam ser constantemente lubrificados pelas lágrimas. Por isso temos a necessidade de piscar muitas e muitas vezes ao dia. As pálpebras são fundamentais neste processo. Quando elas “piscam” as glândulas que ficam nelas produzem uma “gordurinha” e outras substâncias que fazem parte da composição normal da lágrima. Estas glândulas se chamam Zeis e Mol e ficam dentro da pálpebra, pertinho dos cílios. O terçol acontece quando bactérias penetram […] VEJA MAIS.