Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Não me controlei na Páscoa e comi muito chocolate. O que posso fazer esta semana para “compensar”?

Chocolate é muito gostoso e resistir aos ovos deliciosos da Páscoa, ainda mais no final da gestação, é quase impossível. Mas não se preocupe. Se você ultrapassou os limites, ainda dá tempo de se reorganizar. Vamos lá. Primeiro, durante essa semana toda, beba bastante água. Depois, nada de fazer longos jejuns: o bebê precisa de energia. Coma, sim, a cada 3 horas, mas prefira frutas e iogurte natural ou castanhas. Evite biscoitos e chocolates e colombas pascais. Tudo o que você tiver ganhado em excesso, congele e coma aos poucos, sem pressa. Congele e guarde, inclusive, o bacalhau que sobrou: […] VEJA MAIS.

Fenilcetonúria tem cura?

A fenilcetonúria é uma doença congênita, isto é, os bebês já nascem com ela. É geneticamente determinada e não tem cura. É uma doença crônica, para a vida toda. As pessoas portadoras de fenilcetonúria não são capazes de transformar um aminoácido chamado fenilalanina. Vamos ver o que isso significa. Precisamos das proteínas dos alimentos para sobreviver, certo? Pois bem. Ingerimos carnes, ovos, leite, peixe, frango e outras fontes que nos fornecem as proteínas. Nosso organismo “digere” estas proteínas, que são moléculas grandes, transformando-as em substâncias menores que são os aminoácidos. Um destes aminoácidos é a fenilalanina que, por sua vez, precisa ser transformado em […] VEJA MAIS.

O que são as “ PANCs ”?

Você já ouviu falar de PANC? Pois é. Vamos a algumas dicas: Estão na moda. Mais importante que isso, fazem bem para sua saúde. Outra informação: são alimentos e podem ser extremamente saborosos. Adivinhou? Difícil, não é mesmo? Então…PANC é a sigla que atualmente se utiliza para Plantas Alimentícias Não Convencionais. O que vem a ser isso? São plantas ou partes de plantas que normalmente são desprezadas para o consumo alimentar, mas que podem sim, ser utilizadas como alimentos. Vamos a três exemplos: – Maracujá do Mato: é bem menor que o maracujá tradicional, tem a casca mais alaranjada e é mais adocicado. Pode-se fazer […] VEJA MAIS.