Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Diabetes

O que é esquizofrenia?

Temos a tendência de entender as doenças do corpo de um jeito diferente da forma como entendemos as doenças da mente. Para as do corpo, imaginamos ter, na maior parte das vezes, uma causa física, palpável, bem definida, focada e definitiva. Atacar a causa física é a meta para conseguir a cura ou, pelo menos, atenuar os sintomas. Ou seja, atuar na causa para impactar no efeito é um caminho lógico, simples e direto. Mas as doenças da mente são vistas, pela maioria das pessoas, com muita insegurança e temor. Possivelmente porque são mais complexas, os sintomas são mais diversificados […] VEJA MAIS.

Qual é o melhor tipo de chocolate: amargo, ao leite, branco ou diet?

A Páscoa está aí! Ovos de chocolate estão em todos os lugares, espalhando a tentação do chocolate em embalagens coloridas, aromas novos e sabores deliciosos.Difícil resistir, não é mesmo? Há vários tipos e cores…branco, amargo, extra amargo, ao leite, diet…Afinal, há diferença entre eles? Chocolate diet engorda? Vamos entender para escolher melhor. Os chocolates em geral são feitos com 3 ingredientes básicos: o cacau, a gordura – que em geral é a manteiga do cacau – e o açúcar. O tipo de chocolate varia de acordo com as quantidades destes 3 ingredientes. Assim, o chocolate chamado “amargo” tem menos açúcar […] VEJA MAIS.

A partir de que idade as crianças podem comer doce?

O açúcar é hoje considerado um “vilão” da humanidade. Estamos vivendo um momento em que a obesidade é crescente, em todas as faixas de idade, em quase todas as regiões do mundo. O grande problema é que a obesidade trás consigo uma série de outras doenças- como diabetes, hipertensão, derrames ou infartos-  que limitam a qualidade de vida das pessoas, além de  contribuirem para índices de mortalidade precoce. Um dos culpados desta “epidemia” de obesidade: o excesso de açúcar na alimentação. Mas há outros também, claro: vida sedentária, excesso de frituras, massas, pães ou  predisposição genética, entre tantos. Voltemos ao […] VEJA MAIS.