Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Diabetes Gestacional

Como saber se eu tenho diabetes gestacional?

O diabetes gestacional é uma doença que pode surgir, mais frequentemente, do meio para o final da gravidez.03 Isso porque a partir da 26a semana a placenta começa a produzir uma quantidade importante de um hormônio que se chama lactogênio placentário. Esse hormônio serve justamente para aumentar a disponibilidade de açúcar no sangue da mãe para que o feto possa comer bastante! Entretanto, algumas vezes, essa quantidade de açúcar fica excessiva, alimentando o feto além do que é saudável e aumentando riscos para a gestação. Quem desenvolve diabetes gestacional, portanto, mesmo comendo sua alimentação habitual, estará superalimentando o bebê, aumentando […] VEJA MAIS.

Vamos falar sobre os tipos de parto: normal e a cirurgia cesariana.

Ainda existem muitas dúvidas a respeito dos tipos de partos oferecidos para a gestantes. Entenda tudo sobre eles: Estas são as situações em que há recomendação oficial para que o parto seja cesáreo: 1) Prolapso de cordão: quando o cordão umbilical se coloca na frente ( ou em baixo já que o bebê sai para baixo) da cabeça fetal, de modo a querer sair antes do bebê. Raro. 2) Placenta prévia centro total ou centro parcial: quando a placenta, depois de 28 semanas, permanece na frente (ou em baixo) da cabeça do bebê, de modo que no parto normal, sairia […] VEJA MAIS.

Como saber se estou com diabetes gestacional?

O diabetes gestacional pode acontecer com quaisquer futuras mamães. Por isso é fundamental saber se você tem alguma chance de desenvolvê-lo, ou seja, quais são os fatores de risco mais importantes, para que o diagnóstico seja o mais rápido possível e você tenha uma gestação controlada e tranquila. Vamos entender. Veja se você se encaixa em um destes fatores. Tem maior risco de apresentar diabetes gestacional: quem tem idade igual ou superior a 35 anos; índice de massa corporal (IMC) maior que 25kg/m2 (faixa correspondente ao sobrepeso e obesidade); quem já teve diabetes gestacional em outra gestação; quem tem familiar […] VEJA MAIS.