Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Desidratação

Cuidados com Vômito e desidratação

Tentar dar água ou comida para uma criança que não para de vomitar é uma tarefa impossível. O médico pode indicar um medicamento antiemético (anti-vômito) para ajudar. 30-40 minutos depois dê o soro de hidratação oral, se não tiver, ofereça água, chá, ou um suco. A dica é oferecer de pouquinho em pouquinho, nada de grandes quantidades. Se mesmo assim, a criança continuar vomitando procure atendimento médico de emergência onde a hidratação poderá ser feita por via oral ou venosa. VEJA MAIS.

Cuidados com desidratação

Sinais de alerta para desidratação: – boca seca e sem saliva – olhos fundos e secos – choro sem lágrimas – fazer pouco xixi ou quase xixi nenhum – pele pálida e sem elasticidade Qualquer sinal acima é indício de alerta. Vá a um pronto socorro para atendimento de emergência. VEJA MAIS.

Diarreia e vômito são sinais de virose?

Alguns tipos de vírus podem “atacar” o sistema digestivo. O resultado não demora: a pessoa contaminada tem diarreia e vômitos. O rotavírus é o que mais comumente faz este “ataque” tanto em adultos quanto em crianças. Levando, não raro, à desidratação. Isso é muito comum, principalmente nos meses mais frios do ano. Mas nem todas as diarreias são causadas por vírus. Outras causas como, por exemplo, uma intoxicação alimentar ou outros agentes infecciosos como parasitas ou bactérias, também podem provocar diarreia e vômito. PORTANTO, É MITO: os vírus não são as únicas causas destes sintomas. Nem em crianças, nem em […] VEJA MAIS.