Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Desenvolvimento Motor

Com quantos meses as crianças firmam a cabeça?

Os bebês nascem “molinhos”, sem conseguir se firmar ou sustentar direitinho. Bem diferente de muito animais, que quando nascem já saem andando… Nós, humanos, somos diferentes. Precisamos de tempo para nos desenvolver. Nosso organismo vai se organizando aos poucos e dia após dia os bebês vão adquirindo novas habilidades e se tornando capazes de executar movimentos cada vez mais elaborados. Todo o processo de desenvolvimento motor acontece de cima para baixo do corpo. Isso significa que primeiro os bebês conseguem firmar suas cabecinhas. Observe que quando o bebê é recém nascido, devemos segurá-los com cautela, sempre apoiando a cabecinha para […] VEJA MAIS.

Desenvolvimento motor

O desenvolvimento motor é craniocaudal, ou seja, começa pela cabeça e termina nos pés. Sendo assim, aos três meses de idade os bebês devem ser capazes de manter a cabeça firme. Aos quatro meses tem mais firmeza na cintura e conseguem virar, se colocados de barriga para cima mexem os braços e os pés, de bruços são capazes de colocar a cabeça em pé e girar o rosto. Aos cinco meses já conseguem ficar sentados com apoio. Alcançam os pés e brinquedos que colocam na boca. Aos seis meses ficam mais eretos e por isto, gostam de lugares mais altos […] VEJA MAIS.

Bebês prematuros

Os bebês que nascem dentro do tempo previsto são chamados de “bebê de termo”. Quando nascem antes, são chamados de “ bebês prematuros ”. Nestes, o desenvolvimento motor costuma demorar um pouco mais. Se o bebê nasceu 4 semanas antes do tempo, levará 4 semanas a mais para conseguir sentar. Por exemplo: em vez de sentar sem apoio aos sete meses, fará isto aos oito meses. A partir de um ano de idade, esta diferença deixa de existir. VEJA MAIS.